Obra vai ligar a BR -174 até a sede da Vila do Tamandaré: Foto: Divulgação
A vicinal do Tamandaré, em Mucajaí, vai ganhar asfalto. O convênio para a obra foi assinado nesta segunda-feira (8). Serão 16 km de asfalto para melhorar o acesso à comunidade e escoar a produção.
A Vila do Tamandaré é um dos principais polos de produção em Mucajaí. No local, há pequenas e médias propriedades que abastecem o mercado interno do município, assim como, a capital.
O produtor Oswaldo Santana vive há 32 anos no local. Hoje, ele produz milho, mel e feijão. Além disso, ele cria porcos, galinha e gado.
“Quando eu cheguei aqui a estrada era muito ruim. Tem gente, por exemplo, que me chama de corajoso, porque eu tinha um fusca e entrava em buracos que cobriam o carro todo de lama”.
Nesse meio tempo, Santana acompanhou as transformações que vieram para a sua Vila. E ele destaca o apoio que os moradores recebem do ex-senador Romero Jucá.
“As coisas começaram a melhorar quando o Romero Jucá, que era o governador, trouxe a energia. Depois veio a escola e o serviço de saúde. No entanto, a estrada ficava só na promessa. Porém, hoje a gente viu a assinatura do contrato e tem a certeza de que o nosso sonho vai se realizar”.
A obra vai ligar a BR -174 até a sede da Vila do Tamandaré. Portanto, vão ser 16 km de asfalto. O investimento total é de R$ 19 milhões, conforme disse a prefeita Eronildes Gonçalves, a Dona Nega.
“Essa é a nossa última vicinal que não tinha asfalto. Agora, com o apoio do nosso sempre senador Romero Jucá, vamos fazer a obra. E, com certeza, vai melhorar muito a vida dos moradores”.
O deputado federal Edio Lopes foi o primeiro administrador da Vila do Tamandaré, na época em que Roraima era um Território Federal. Segundo ele, o asfalto amplia o potencial produtivo e econômico do município.
“Essa é uma Vila que tem muita produção. Temos a criação de gado, bem como alguns médios produtores de soja. Então, a estrada ajuda nessas atividades que geram renda no município”.
O ex-senador Romero Jucá trouxe os recursos para o asfalto na vicinal do Tamandaré. Conforme a assessoria, mesmo sem mandato, ele articulou os investimentos com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
“A gente sabe que, sem a estrada, não tem produção. Além disso, sem a estrada, as pessoas do interior ficam isoladas. Porém, as prefeituras não têm como fazer essas obras. Por isso, trazer os recursos é tão importante”, disse.
Agora, a prefeitura vai fazer o projeto básico e licitar a obra. Dessa forma, o serviço deve começar nos primeiros meses de 2022.
Além de Mucajaí, Romero Jucá também trouxe os recursos para asfaltar a vicinal 3 do município de Iracema. Por lá, a obra já começou.
Da mesma forma, a Prefeitura de Boa Vista asfaltou estradas no P.A Nova Amazônia. E, em breve, começa a obra na estrada do Bom Intento.
Por outro lado, em São Luiz, o asfalto chegou no trecho inicial da vicinal 21. E como resultado do seu último mandato, ele ajudou a recuperar as estradas em Amajari, Baliza, Caracaraí, Caroebe e Rorainópolis.
Depois que os recursos são liberados, a responsabilidade de fazer as obras é das prefeituras.
Fonte: Da Redação
Escolha foi feita em reunião do comitê gestor do Programa Selo Verde Brasil
Genomas foram extraídos de esqueletos encontrados no abrigo rochoso de Takarkori, no sudoeste da Líbia
Atenção aos preços, qualidade dos produtos e outras medidas importantes vão garantir boas relações de…
Vítima estava trabalhando na instalação de equipamentos de luzes para uma festa que ocorreria neste…
Contribuições podem ser feitas por qualquer pessoa até 9 de maio, por meio da plataforma…
Conforme o edital, 80% da carga horária será ofertada de forma remota e 20% por…