Cidades

Vigilância Sanitária de Boa Vista alerta população sobre os cuidados na hora de comprar peixe

A Vigilância Sanitária de Boa Vista, fez um alerta à população sobre os cuidados na hora de comprar o peixe que será consumido durante a Semana Santa. É que o consumo de pescados aumenta, o que requer atenção dos consumidores nas feiras e mercados.

De acordo com o diretor do departamento de Vigilância Sanitária do município, João Neto de Sousa da Silva, na hora das compras, é importante verificar as condições gerais de higiene do local e do produto.

“As opções de peixes são muitas. E, por serem altamente perecíveis, é preciso prestar atenção para saber se a qualidade do pescado está adequada ao consumo”, disse ele.

Como comprar o peixe

No caso do peixe fresco, o produto deve está refrigerado. Ele deve está também coberto com gelo, com a superfície do corpo limpa, com brilho metálico, sem pigmentos estranhos, os olhos brilhantes e salientes, as guelras podem variar de róseas a vermelhas e precisam estar úmidas e sem limosidades. A musculatura também deve estar firme e elástica e o odor deve ser próprio da espécie.

João orienta a população quanto ao pescado congelado.

“O consumidor deve observar se o pescado se apresenta exposto em balcões frigoríficos ou freezers limpos, bem como higienizados e organizados por produtos. Ele tem que ter a demonstração da temperatura de congelamento do equipamento. Além disso a presença de poças de água ou produtos molhados no interior dos balcões de refrigeração, indicam que o equipamento pode ter sido desligado”, explicou.

Produtos com informações obrigatórias

O diretor da Vigilância Sanitária também ressaltou que os produtos devem apresentar informações obrigatórias de rotulagem como: denominação de venda, tipo do pescado, ingredientes, identificação da origem/fabricante, peso líquido, data de embalagem, lote e prazo de validade, forma de conservação e informação nutricional. As embalagens devem trazer ainda os selos do serviço de inspeção federal (SIF) ou estadual (SIE).

Assim, o consumidor também precisa ficar atento ao pescado seco e salgado. Na hora das compras, verificar se está armazenado em local limpo, protegido de poeira e insetos. O produto deve estar livre de sinais de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas na superfície, limosidade, amolecimento ou odor desagradável.

“Com esses cuidados, será possível manter a tradição do consumo de peixe na Semana Santa de forma saudável e segura”, reforçou João. 

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Jovem é morto pela namorada após discussão no interior de RR

Mulher, de 34 anos, disse que golpeou Luidy Gabriel Sousa do Vale para se defender…

10 minutos ago

Mais três integrantes de facção são presos em Roraima e Santa Catarina; sobe para 21 mandados de prisão cumpridos

Prisões ocorreram neste sábado, dia 13. A PCRR vem cumprindo 77 ordens judiciais, incluindo 22…

16 horas ago

Videogame brasileiro tem menino yanomami como herói

Jogo foi baseado no livro A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami

17 horas ago

Homem morre com sinais de atropelamento na BR-401, em Bonfim

Vítima, que estava próxima a uma motocicleta, ainda estava viva quando a PM chegou ao…

18 horas ago

Motociclista morre após bater contra poste de energia no Operário

Acidente teria acontecido após o jovem perder o controle do veículo e bater no meio-fio

18 horas ago

Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher

Utilização do hormônio sem indicação é potencialmente danosa, afirmam

20 horas ago