Cidades

Visita de casas é essencial no combate à dengue, diz coordenador

A visita de casas realizadas pelos agentes de endemias é essencial nas ações de combate à dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti em Boa Vista, afirmou o coordenador municipal de endemias, Washington Alves.

Conforme ele, a visita dos imóveis é uma das principais dificuldades no combate ao Aedes Aegypti na capital.

“Existem muitas desculpas com justificativas de que o patrão não estar, que eles não conseguem amarrar o cachorro. Esses são, geralmente, os argumentos que a população usa quando não quer receber o agente”, explicou ele.

Alves destaca que as visitas são rápidas e ajudam na identificação de possíveis focos do mosquito nas residências.

“A visita é essencial porque é onde o agente está sempre lembrando a população do risco e da importância do combate ao mosquito. Sem o apoio da população fica difícil e ai a gente não consegue atingir o nosso objetivo”, afirmou o coordenador.

Além disso, ele afirma que os agentes de endemias vão ainda esclarecer dúvidas da população quanto às doenças dos Aedes Aegypti.

“A gente pede o apoio para que a população receba bem o agente de endemias e que não recuse a visita daquela pessoa porque ela é preparada e ela tem uma visão mais técnica para identificar e orientar o morador a como eliminar esses criadouros”, frisou.

Segundo o coordenador de endemias, os agentes realizam as visitas de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14 às 18h. Nos sábados, os agentes visitam as casas em ações educativas da Prefeitura de Boa Vista.

Ação no Operário

Uma ação contra o Aedes Aegypti realizada pela Prefeitura de Boa Vista no dia 21 de agosto visitou 1.027 casas no bairro operário, zona Oeste da capital.

A campanha de combate ao mosquito transmissor dengue, zika e chikungunya aconteceu por meio de visitas domiciliares e orientação à população.

Na ocasião, os agentes de endemias recolheram cerca de 80 pneus em terrenos baldios e casas em construções.

Além disso, os agentes eliminaram mais de 800 depósitos e possíveis focos ou criadouros que poderiam estar contribuindo com a proliferação do mosquito.

Redução nos casos

Boa Vista registrou queda de 93,4% no número de casos de dengue nos primeiros sete meses de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).

Conforme o levantamento, Boa Vista confirmou 22 casos entre janeiro e julho deste ano. Em contrapartida, no mesmo período em 2020, foram 335 confirmações da doença na capital roraimense.

Em relação aos casos de chikungunya, a Prefeitura informa que, nos primeiros sete meses deste ano, Boa Vista confirmou cinco casos da doença.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, quando a Prefeitura registrou apenas dois casos, o número representa aumento de 150%.

Já em relação aos casos de zika, a Prefeitura confirmou seis casos entre janeiro e julho deste ano.

Conforme os dados, o número representa alta de 200% em comparação aos sete primeiros meses de 2020, quando a Secretária Municipal de Saúde confirmou dois casos.

Por Bryan Araújo

Bryan Araújo

Recent Posts

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

20 minutos ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

1 hora ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

2 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

2 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

2 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

4 horas ago