Ciência

Integrantes do Projeto Crescer fazem ‘viagem espacial’ em Planetário Móvel

O céu não é mais o limite para os jovens participantes do Crescer, que nesta terça-feira, 5, tiveram a oportunidade de embarcar numa viagem imersiva pelo universo por meio com o Planetário Móvel, iniciativa do Programa de Educação Tutorial (PET) Física da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Por meio de projeções animadas, a experiência ocorreu na sede do projeto, localizada no bairro Dr. Sílvio Botelho.

Sob a coordenação de Nelson Albuquerque, estudante do curso de Física da UFRR, o Planetário Móvel é apresentado às escolas, inclusive de fora de Boa Vista. O objetivo é proporcionar o conhecimento sobre astronomia para quem não tem facilidade de acesso a esse tipo de ciência. Além disso, a ideia é mostrar que a física não é só cálculo chato e complexo, mas algo belo e fascinante. 

“A parte interna do planetário funciona com um projetor central que exibe vídeos em 360°, simulando desde o Sistema Solar, a Via Láctea, as galáxias distantes e até teorias como o Big Bang. Tudo é feito de forma lúcida para cativar os participantes. É a nossa primeira vez na sede do projeto Crescer e pudemos notar a curiosidade e admiração que esses jovens despertaram”, comentou Nelson.

‘Sensação incrível’

Para Maria Eduarda, integrante do Crescer, a experiência foi inédita. “Nunca tinha visto algo assim, gostei das estrelas e da via láctea. Eu tinha assistido sobre os planetas apenas em documentários, mas presenciar isso é diferente. As imagens passando em volta das nossas cabeças é uma sensação incrível”, contou.

Já Ernesto Rafael destacou o momento que mais lhe chamou a atenção. “É a primeira vez que entro em um planetário e foi uma experiência muito boa. Observar o espaço é bem legal. E eu nunca tinha visto uma colisão de estrelas, em animação. Fico imaginando o tanto de coisas que tem no universo para serem exploradas”, disse o integrante.

Além disso, a psicóloga do projeto, Wanessa Dineli, reforçou a importância dessas experiências. “Muitos desses jovens estão em situação de vulnerabilidade social e econômica. Então, é importante proporcionar o conhecimento e curiosidade pela ciência e tecnologia. Também foi a minha primeira vez no planetário e é algo emocionante e gratificante, tanto para mim, quanto para eles que estão olhando para cima, surpresos, como se tivessem no espaço”, comentou.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

7 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

9 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

12 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

13 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

13 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

14 horas ago