Abertura pífia do novo “Shazam!” mostra que a DC não está mais nem aí

A coluna de hoje fala sobre a postura da DC quanto à transição de comando do estúdio, baseado no marketing do novo “Shazam!”. Boa leitura!

Abertura pífia do novo “Shazam!” mostra que a DC não está mais nem aí

James Gunn chegou chegando na DC e, no ano passado, mostrou seus ambiciosos planos para o futuro – a começar pelo novo Superman, previsto para 2025. Porém, havia alguns projetos que já estavam previstos para 2023 e que, por alguma consideração (sobretudo pelo investimento), não poderiam mais ser engavetados. São as continuações de Shazam! e Aquaman, mais o filme-solo do Flash, que funcionariam como transição entres os mundos antigo e novo do estúdio.

Ainda vamos saber como será a era criativa de Gunn, mas a transição já começou com o pé esquerdo. Isso porque Shazam!: Fúria dos Deuses fez uma estreia desastrosa no último fim de semana: 65 milhões de bilheteria mundial, muito abaixo do que o primeiro filme fez. Alem disso, fez uma estreia americana pior que Morbius e teve a pior estreia da DC no Japão desde… Mulher Gato (2004). Detalhe interessante: foram gastos exorbitantes 100 milhões de dólares só em marketing.

Visível descaso

Mas alguém viu esse investimento todo? Eu não. O que eu mais via era propaganda de M3GAN e Pânico VI, o que inclui trailers, comerciais e até vídeos no Tik Tok. Dos três filmes da DC de 2023, só The Flash foi realmente mostrado de forma massiva e se tornou um dos mais esperados do ano. Enquanto isso, Aquaman e o Reino Perdido não está triunfando nas exibições-teste – o que é um péssimo sinal. Com o novo Shazam!, esse sinal já é uma triste realidade.

Triste porque a obra não merecia esse desdém e nem estou falando só do público. Com o visível descaso no marketing de Shazam!: Fúria dos Deuses, o próprio estúdio mostrou que não está nem aí para essa transição. Está certo que a “antiga” DC precisava de uma reformulação urgente, mas precisava abandonar o navio antes da hora? Jogar o lançamento como mais um para cumprir o calendário é uma baita demonstração de desprezo pelos artistas do projeto. A rejeição ao próprio filho é tão grande que, com um mês de diferença, é possível que já vejamos Shazam! 2 no HBO Max.

Alguma dignidade

A DC/Warner deveria ter uma postura, digamos, mais paliativa com o DCEU. Admitir que esse Universo falhou e que está fadado a morrer foi um passo importante. Entretanto, o estúdio ainda precisa tratá-lo bem enquanto houver vida nele. Infelizmente, é tarde demais para Shazam! 2. Até o fim do ano, porem, é preciso pensar nos outros. Se depender da expectativa, acredito que The Flash está bem encaminhado para uma boa bilheteria, mas ainda tem Aquaman 2, não é? Mesmo com a bilheteria colossal do primeiro filme, a DC precisa resolver os problemas da continuação para que este não fracasse também.

No fim das contas, o DCEU precisava mesmo acabar para venham dias melhores. Só que, como um bom herói, precisa cair com alguma dignidade. E, mesmo que os filmes passados não tivessem ajudado muito, o estúdio não deveria colocar o pé em cima dos novos. O que ele deve fazer é se importar com eles. Ou, pelo menos, fazer um esforço.

Júnior Guimarães é jornalista e escreve a coluna Cinema em Tempo. Toda semana aqui no Roraima em Tempo temos uma análise sobre o mundo cinematográfico. No Youtube, Júnior tem um canal onde faz críticas e avaliações sobre cinema.

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Josiellen

Que top! Doreeiii a leitura❤️🖤 Tmj❤️🖤

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