As 10 maiores bilheterias de 2024… até agora!

A coluna da semana traz o Top 10 das bilheterias mundiais em 2024. Quais filmes você já viu da lista? Comente ao fim da leitura!

As 10 maiores bilheterias de 2024… até agora!

Não dá para falar do cinema de 2024 sem falar no desastre do Memorial Day, famoso feriado americano que inicia a temporada mais quente dos cinemas. Pois bem: Furiosa e Garfield foram os filmes que estrearam na semana desse feriado. Nenhum dos dois chegou nas bilheterias almejadas. Porém, Garfield conseguiu se pagar. Furiosa, não. Pior ainda: este foi o pior Memorial Day nos cinemas em 30 anos.

Na verdade, não é só este feriado que viu seus lançamentos amargaram nas bilheterias. Afinal, o cinema já está em crise há algum tempo. O Memorial Day de 2024 foi só o sintoma mais palpável dessa crise. Por isso, Hollywood apela para as continuações.

E adivinha? São elas que estão alimentando os cinemas no ano. Prova disso é a lista dos 10 maiores filmes do ano, segundo o site Box Office Mojo, especializado em medição de orçamento e bilheteria. Tanto que, da lista, apenas dois filmes NÃO são parte 2 ou 3 de alguma coisa.

Começando por…

10. BOB MARLEY: ONE LOVE

Bilheteria: quase 180 milhões de dólares

A maior biografia do ano é um recorte interessante da vida do rei do reggae e traz uma atuação decente de Kingsley Ben-Adir. Mesmo assim, não amarra as botas de excelentes dramas sobre lendas da música, como Tina: A Verdadeira História de Tina Turner (1993) e Ray (2004). O público, no entanto, só quis saber do personagem em si, tão importante e carismático, deixando One Love no Top 10 mundial.

9. AMIGOS IMAGINÁRIOS

Bilheteria: quase 185 milhões de dólares

Ok, esse aqui me pegou de surpresa. Jamais imaginei que essa fantasia familiar se daria tão bem assim nas bilheterias. Dá para entender. Afinal, Amigos Imaginários traz uma mensagem que funciona para adultos e crianças, simultaneamente, sobre a importância de elementos de nossa infância. Enfim, o público adorou. E ainda tem Ryan Gosling, que já se prepara para outra porrada neste ano: Deadpool & Wolverine.

8. GHOSTBUSTERS: APOCALIPSE DE GELO

Bilheteria: 201,6 milhões de dólares

Os Caça-Fantasmas sempre são sucesso, mesmo no maior orçamento da série – que é o caso deste Apocalipse de Gelo. Com custo de 100 milhões de dólares, a segunda aventura dos novos caçadores faturaram o dobro e mantiveram o interesse da marca Ghostbusters. Porém, nem a “marca” explica direito o abandono total do título brasileiro “Caça-Fantasmas”, que é tão bom e deu tão certo nos filmes anteriores.

7. GARFIELD: FORA DE CASA

Bilheteria: 240,6 milhões de dólares

Dentre os possíveis motivos do fracasso de Furiosa nos cinemas, um dos mais certeiros é estreia de Garfield: Fora de Casa, que disputou uma corrida com a obra de George Miller. O novo filme do gato mais preguiçoso dos quadrinhos mostra Garfield ainda filhote, já enfrentando uma baita aventura. O formato de animação melhorou as coisas e o público comprou a ideia – literalmente. Mesmo em uma semana tão desastrosa mas bilheterias.

6. BAD BOYS: ATÉ O FIM

Bilheteria: 334,6 milhões de dólares

Dois anos depois do tapa da discórdia no Oscar 2022 e do fracasso de Emancipation: Uma História de Liberdade, Will Smith ressurge com tudo em Bad Boys: Até o Fim. A quarta parte da parceria com Martin Lawrence traz o mesmo diretor do terceiro longa e se mantem fiel às raízes alopradas de ação. Ou seja, perfeito para relaxar a cabeça e se envolver com a dupla no cinema. Parece que Will Smith está perdoado.

5. PLANETA DOS MACACOS: O REINADO

Bilheteria: quase 392 milhões de dólares

O público adorou a (excelente) trilogia de Matt Reeves e mal esperava por uma sequência. Planeta dos Macacos: O Reinado matou essa saudade, embora ainda esteja bem abaixo do Planeta dos Macacos: A Guerra (2017) nas bilheterias. Ainda assim, o legado de César e os efeitos ainda melhores encheram as salas em maio deste ano. Pode apostar que isso já garantiu outra continuação – a ser anunciada em breve.

4. KUNG FU PANDA 4

Bilheteria: 543,6 milhões de dólares

Outra sequência garantida é o futuro Kung Fu Panda 5, já que este quarto filme rendeu mais de meio milhão na conta da Dreamworks. Na verdade, mais do que isso: lançado em março, Kung Fu Panda 4 foi o primeiro degrau do sucesso de obras infantis em 2024. E não parou: nesta semana é a estreia de Meu Malvado Favorito 4. Que Po e sua turma se manterão do Top 10, não há dúvida. Mas ainda fica na frente de Gru nas bilheterias?

3. GODZILLA E KONG: O NOVO IMPÉRIO

Bilheteria: 567,6 milhões de dólares

Maior filme de monstros do ano, Godzilla e Kong: O Novo Império é o segundo maior filme do Monsterverso, ficando abaixo de Kong: A Ilha da Caveira (2017) por uma unha (um “milhãozinho” de dólares de diferença). Ninguém quis saber se a trama era sem pé nem cabeça. Ver monstros brigando no cinema é legal e pronto. E convenhamos: como o Godzilla está em alta, não é? Até o Oscar ele ganhou neste ano.

2. DUNA: PARTE 2

Bilheteria: 711,8 milhões de dólares

Um dos filmes mais aguardados do ano passado teve que ser adiado por causa de duas greves simultâneas que marcaram Hollywood em 2023. De dezembro, pulou para março de 2024 e o hype aumentou ainda mais. Soma-se isso com a satisfação do público com uma continuação incrivelmente superior e o resultado é sucesso absoluto. Até o mês passado, Duna: Parte 2 era o primeiro lugar nas bilheterias mundiais.

Isso até a chegada de um fenômeno chamado…

1. DIVERTIDA MENTE 2

Bilheteria: 1 bilhão e 73 milhões de dólares (e subindo…).

Em apenas 10 dias de exibição, Divertida Mente 2 ultrapassou Duna: Parte 2 e, no décimo nono dia, chegou à marca de um bilhão de dólares. Um desempenho espetacular parecido com o de Barbie, no ano passado. Além disso, é a maior bilheteria da Pixar desde Toy Story 4 (2019), outra continuação. Ainda bem. Em meio a uma crise hollywoodiana e a preferência do público pelo streaming, o estúdio faz o cinema voltar a respirar melhor. E trazendo a Ansiedade. Irônico, não?

Júnior Guimarães é jornalista e escreve a coluna Cinema em Tempo. Toda semana aqui no Roraima em Tempo temos uma análise sobre o mundo cinematográfico. No Youtube, Júnior tem um canal onde faz críticas e avaliações sobre cinema.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x