Todos os filmes da série “O Predador”, do pior ao melhor

A coluna de hoje é um ranking com os sete filmes do Predador, incluindo o novo filme e os dois “Aliens vs. Predador”. Boa leitura”

Todos os filmes da série “O Predador”, do pior ao melhor

O novo “O Predador: A Caçada” foi lançado na última sexta-feira, 5 de agosto, na plataforma Star+. Apesar de dividir opiniões entre o público, a crítica é quase unânime em classificar o filme como um dos melhores da franquia “O Predador”. Foi imaginando essas comparações que fiz um vídeo no meu canal Tomada Um com meu ranking de todos os 7 filmes – incluindo este novo.

Na verdade, são cinco filmes da série e mais dois da franquia “Alien vs. Predador”. Assim, classifiquei do pior ao melhor, na minha opinião. Para quem não tem acesso (ou paciência) pelo You Tube, a lista está logo abaixo. Depois comente qual o seu favorito.

7. ALIEN VS. PREDADOR 2 (2007)

Último lugar disparado. É até difícil ter alguma opinião sobre esse filme. Afinal, como opinar sobre algo que você nem viu direito? Isso porque tudo aqui é tão irritantemente escuro que nem dá para entender o que está acontecendo na tela, em uma das piores fotografias que eu já vi na vida. Até dá para alterar o brilho na televisão, mas não dá para corrigir o péssimo roteiro, a confusão narrativa e a falta de carisma de todos os personagens – até do próprio Predador e do Alien. Falando neles, a pior coisa desta continuação está no desperdício da fusão dos dois alienígenas, processo que foi iniciado no final do longa anterior e prometia. Mas, como diria o Chicó, de “O Alto da Compadecida”, ô promessa sem jeito!

6. O PREDADOR (2018)

O diretor Shane Black subverte o estilo da saga. Infelizmente, no mau sentido. Ele transforma a clássica criatura em um bobo-da-corte em seu próprio show, com momentos que mais parecem uma paródia da série. Inclusive, essa mudança de tom transforma tudo em um pacote dois em um. Na primeira metade, temos uma história dinâmica e pretensamente divertida. Na segunda, tudo fica mais sério e pretensamente emocionante. O resultado final pode até agradar os fãs de ação, mas não duvido que decepcione os fãs das obras originais. O mais interessante é que o cineasta foi ator do primeiro filme, sendo um dos parceiros de Arnold Schwarzenegger. Aparentemente, isso não quis dizer muita coisa.

5. ALIEN VS. PREDADOR (2004)

É a partir desta posição que tudo melhora. O grande encontro do Alien e do Predador é bem bacana, com bons efeitos e boas cenas de ação. Alem disso, a motivação que une as duas criaturas é bem plausível, tornando a experiência ainda mais atraente. Claro que, pelo peso desses dois ícones do cinema de ficção-científica, esperava-se que “Alien vs. Predador” também deixasse sua marca na história do cinema. Não aconteceu porque o cineasta Paul W. S. Anderson não tem o talento dos outros que passaram por algum desses universos, como Ridley Scott, James Cameron, John McTiernan e Stephen Hopkins. Ainda assim, vale a pena ver essa briga. E se você gostar, evite a continuação e fique só com este mesmo.

4. O PREDADOR 2

Foi uma das continuações mais esperadas da minha vida e, ainda na infância, assisti assim que pude. Eu quis e gostei de ver o Predador caçando na cidade grande, mas tinha torcido o nariz para Danny Glover por, bem… por ele não ser Schwarzenegger. Contudo, com o tempo, passei a valorizar seu personagem durão e, hoje, vejo-o como um dos melhores protagonistas da série. Afinal de contas, ele foi o primeiro a ser condecorado por bravura por um Predador. No mais, a trama deixa a simplicidade para se passar no meio de uma guerra entre duas gangues. Um palco perfeito para que o alienígena faça um festival de corpos, em uma continuação inferior, porém ainda mais violenta que o original.

3. PREDADORES (2011)

Por causa da baixa bilheteria e da fúria da crítica sobre “Alien vs. Predador 2”, a Fox preferiu retomar as raízes. Agora, com dois fatores que diferenciam este terceiro filme dos anteriores da franquia original. O primeiro: desde o título, já está claro que teremos mais de um Predador. O segundo: é o único que se passa fora do planeta Terra. O enredo volta à simplicidade para mostrar várias pessoas desconhecidas entre si, que precisam unir forças para derrotar um inimigo também desconhecido. Ou melhor, vários. As cenas de ação são relativamente poucas e bem pontuais. Em troca, a produção investe no ótimo elenco e na excelente atmosfera primal de sobrevivência. Ou seja, tudo que a série merece ser.

2. O PREDADOR: A CAÇADA (2022)

E a saga ressurge chutando a porta. Esse prelúdio já acerta na ideia: trazer o Predador para uma civilização de outros caçadores. No caso, a tribo indígena americana Comanche. A ambientação no século XVIII dá ainda mais autenticidade a essa atmosfera primitiva, onde o melhor guerreiro era quem mais sabia usar a natureza a seu favor. O diretor Dan Trachtenberg mostra que não queria filmar mais um capítulo de uma franquia consagrada, mas fazer um filme de verdade, com uma criatura diferente das anteriores e mais assustadora. Alem disso, a câmera captura lindamente o poder da natureza e contextualiza bem o choque entre os diferentes, dos animais aos humanos. É esse espírito do longa que mais se aproxima da obra original.

1. O PREDADOR (1987)

Não tem jeito: nada supera o primeiro filme, que foi um dos favoritos da minha infância, como já mostrei em um dos primeiros vídeos do canal. “O Predador” nos fez o grande favor de apresentar o famoso caçador espacial, cuja aparência e habilidades o tornaram um ícone dos monstros no cinema. Isso em um grande filme de ação, com o grupo de protagonistas mais brucutu que você já viu, lidando com uma criatura ainda mais perigosa que eles. Que, por sua vez, são liderados por ninguém menos que Arnold Schwarzenegger, em seu melhor trabalho na frente das telas, ao lado de “O Exterminador do Futuro”. Tudo sob a direção segura de John McTiernan e a trilha inesquecível de Alan Silvestri.

35 anos se passaram e este ainda é, sem dúvida, o melhor de todos!

Júnior Guimarães é jornalista e escreve a coluna Cinema em Tempo. Toda semana aqui no Roraima em Tempo temos uma análise sobre o mundo cinematográfico. No Youtube, Júnior tem um canal onde faz críticas e avaliações sobre cinema. 

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x