A Marvel lançou Homem Formiga e a Vespa: Quantumania, na semana passada, e já dividiu opiniões. Contudo, o vilão Kang, o Conquistador foi elogiado, graças a seus superpoderes e à atuação de Jonathan Majors. Afinal, para entrar no ranking dos grandes vilões, não basta querer acabar com o mocinho ou a mocinha da história.
Antes de tudo, um bom vilão precisa: ter um bom desenvolvimento na trama (que não é o caso de Kang), dar muito trabalho aos herois e, claro, ser bem interpretado pelo ator ou a atriz. Além disso, mais que a qualidade do filme, o que importa aqui é a vilania do inimigo.
Por isso, organizei um ranking com os vilões de todos os filmes da Marvel, de Homem de Ferro (2008) a Quantumania (2023). Quem me acompanha no canal Tomada Um e viu meu video mais recente já conhece o Top 10. O que eu apresento a partir de agora é o restante da lista.
Sendo assim, confira esse mega ranking dos vilões do Universo Cinematográfico Marvel, do topo até o pior vilão de todos – “pior” no mau sentido.
O Top 10
1. Thanos (Vingadores: Guerra Infinita/Ultimato): é só o cara que matou o Visão brutalmente, evaporou metade da humanidade e foi o único vilão a derrotar os Vingadores. Enfim, nenhum vilão da Marvel se equiparou a ele.
2. Killmonger (Pantera Negra): tão bom que é capaz de você nem considerá-lo um vilão, porque sua causa é legítima. Não dá para torcer por ele por causa de seu radicalismo, mas errado ele não está.
3. Loki (Thor/Os Vingadores): o mais carismático de todos é outro que faz os fãs torcerem por ele. Só que, nesse caso, a causa não é legítima coisa alguma (a não ser que você queira ser escravizado).
4. Ultron (Vingadores: Era de Ultron): a série “What if…” tem um episódio que mostra o pandemônio que seria se Ultron tivesse vencido os Vingadores. Mas o próprio filme já dá esse vislumbre.
5. Duende Verde (Homem Aranha: Sem Volta Para Casa): um dos maiores inimigos do Aranha voltou com força e vontade de fazer o mal. Fez bastante e quase provoca uma bagunça multiversal.
6. Hela (Thor: Ragnarok): Cate Blanchett transferiu sua divindade na atuação para uma divindade fictícia e… como deu certo!
7. Feiticeira Escarlate (Doutor Estranho no Multiverso da Loucura): uma deusa, uma louca, uma feiticeira. Ela é demais (em um filme questionável).
8. Monge de Ferro (Homem de Ferro): o primeiro vilão do Universo Marvel é outro malvadão que é feito um dos melhores atores da atualidade: Jeff Bridges.
9. Soldado Invernal (Capitão América: O Soldado Invernal): mesmo não sendo “o vilão por trás de tudo”, Bucky Barnes deu trabalho ao Capitão, depois de uma introdução incrível.
10. Abutre (Homem Aranha: De Volta ao Lar): depois de ser o rosto mais conhecido de Bruce Wayne, Michael Keaton mostrou que também pode ser marcante como supervilão.
Vilões bacanas
11. Wenwu (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Aneis): Tony Leung entrega tudo, com a melhor atuação desta aventura de um super-herói pouco conhecido da galera.
12. Mysterio (Homem Aranha: Sem Volta Para Casa): releitura atualizada e muito bacana do personagem de Jake Gyllenhaal.
13. Chicote Negro (Homem de Ferro 2): adoro as duas grandes cenas dele: a da corrida (no começo) e a luta final – que, infelizmente, durou pouquíssimo.
14. Zemo (Capitão América: Guerra Civil): a decisão de tornar o personagem tão vulnerável dividiu opiniões. Mesmo assim, eu o defendo só por ele ter causado a maior discórdia.
15. Namor (Pantera Negra: Wakanda Para Sempre): El niño sin amor? Esqueça essa bobagem. Curta o poder do personagem e a atuação de Tenoch Huerta e pronto.
16. Kang, O Conquistador (Homem Formiga e a Vespa: Quantumania): olha, o roteiro não ajuda. Entretanto, o ator Jonathan Majors compensa a introdução de um vilão que promete dar aquela dor de cabeça.
17. Treinador (Viúva Negra): uma figura perseguidora (e implacável) que dá medo e sabe lutar tão bem quanto Natacha Romanoff.
18. Killian/Mandarim (Homem de Ferro 3): pessoas ressentidas podem gerar vilões intessantes. Contudo, o caso do personagem de Guy Pearce foi… beleza!
19. Abominável (O Incrível Hulk): o monstro transformado só aparece no final, mas a luta com o Hulk é a coisa mais casca-grossa já vista na Marvel.
20. Caveira Vermelha (Capitão América: O Primeiro Vingador): maior rival do Capitão nos quadrinhos, o Caveira Vermelha é legal, mas não inesquecível.
Os lanternas
21. Ronan (Guardiões da Galáxia): mesmo filmes muito bons podem ter vilões sem charme. É o caso de Ronan, que mais parece um “chefe de fase” que um “último chefe”.
22. Kaecilius (Doutor Estranho): um dos personagens mais desinteressantes interpretados pelo ótimo Mads Mikkelsen.
23. Jaqueta Amarela (Homem Formiga): ok, o título brasileiro é mais horroroso que o vilão, mas ele próprio é só… ok.
24. Gor (Thor: Amor e Trovão): uma boa atuação de Christian Bale totalmente desperdiçada. Agradeça ao roteiro chinfrim.
25. Fantasma (Homem Formiga e a Vespa): os efeitos da falha molecular de Fantasma são visualmente legais, mas não o suficiente para elevar seu patamar como vilã.
26. Ego (Guardiões da Galáxia: Volume 2): eu nem me lembraria desse vilão se não fosse Kurt Russell…
27. Talos (Capitã Marvel): …e nem desse, se não fosse Jude Law.
28. Malekith (Thor: O Mundo Sombrio): Christopher Eccleston já trabalhou com David Cronenberg, Danny Boyle e Alejandro Amenebar para cair aqui. Enfim, é o trabalho mais esquecível de sua carreira.
29. Kro (Eternos): quem?
Júnior Guimarães é jornalista e escreve a coluna Cinema em Tempo. Toda semana aqui no Roraima em Tempo temos uma análise sobre o mundo cinematográfico. No Youtube, Júnior tem um canal onde faz críticas e avaliações sobre cinema.