Cultura

Boa Vista é reconhecida com título de Capital Nacional da Paçoca de Carne com Farinha

Boa Vista recebeu reconhecimento nacional com uma lei que confere ao município o título de Capital Nacional da Paçoca de Carne com Farinha. Ela foi sancionada pelo Governo Federal nesta quinta-feira, 28, e publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje.

“A paçoca de carne com farinha é muito mais do que um prato típico. É parte da nossa história, da nossa cultura e da nossa identidade como povo. Receber esse título nacional é celebrar Boa Vista e valorizar a nossa tradição, que já conquistou o Brasil e o mundo. É também um reconhecimento ao trabalho de todos que mantêm viva essa herança cultural e gastronômica”, destacou o prefeito Arthur Henrique (MDB).

O prato típico, que é a cara da cultura roraimense, agora está oficialmente registrado no país como símbolo do município. Feita com carne de sol bem temperada e farinha de mandioca, a iguaria tem presença garantida nos encontros entre amigos e, principalmente, nas tradicionais festas juninas da cidade.

Aliás, Boa Vista já ostenta um feito importante. Há 10 anos acontece o preparo da Maior Paçoca Mundo, servida para a população durante o Maior Arraial da Amazônia. Em 2024, ela chegou a entrar para o Guinness World Records, o Livro dos Recordes, com um peso impressionante de 1 tonelada e 365,5 kg.

Maior Paçoca do Mundo – Foto: Katarine Almeida/Semuc/PMBV

Projeto de Lei

A iniciativa de reconhecer Boa Vista como Capital Nacional da Paçoca de Carne com Farinha é do deputado federal defensor Stélio Denner (Republicanos). Ele apresentou a proposta na Câmara Federal em outubro de 2023.

Antes mesmo do reconhecimento nacional, a cidade já tinha dado um passo importante no reconhecimento da iguaria. Isso porque em 2022, a Lei Municipal n° 2.349, de autoria do vereador Bruno Perez (MDB), declarou a Maior Paçoca do Mundo como patrimônio cultural e imaterial de Boa Vista. Sancionada pelo prefeito Arthur Henrique, o ato está publicado no Diário Oficial do Município do dia 23 de novembro de 2022.

“Fico feliz de saber que o projeto que a gente começou aqui em Boa Vista tenha tomado conotações estadual e nacional. E, principalmente, porque agora o Brasil inteiro vai saber que aqui tem a nossa paçoca saborosa e amada pelos roraimenses”, comemorou Perez.

Vereador Bruno Perez e prefeito Arthur Henrique – Foto: Bruna Ribeiro

Com o título, Boa Vista reforça assim sua identidade cultural e gastronômica. A paçoca que nasceu simples e afetiva, conquistou o coração do estado e, agora, do país.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Com fim das concessões, operadoras começam a retirar orelhões do país

Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…

2 horas ago

IFRR: prorrogada inscrições para curso gratuito de formação continuada para conselheiros tutelares

Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…

3 horas ago

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

4 horas ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

5 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

5 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

6 horas ago