Maior Paçoca do Mundo - Foto: Fernando Teixeira/Semuc/PMBV
Boa Vista recebeu reconhecimento nacional com uma lei que confere ao município o título de Capital Nacional da Paçoca de Carne com Farinha. Ela foi sancionada pelo Governo Federal nesta quinta-feira, 28, e publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje.
“A paçoca de carne com farinha é muito mais do que um prato típico. É parte da nossa história, da nossa cultura e da nossa identidade como povo. Receber esse título nacional é celebrar Boa Vista e valorizar a nossa tradição, que já conquistou o Brasil e o mundo. É também um reconhecimento ao trabalho de todos que mantêm viva essa herança cultural e gastronômica”, destacou o prefeito Arthur Henrique (MDB).
O prato típico, que é a cara da cultura roraimense, agora está oficialmente registrado no país como símbolo do município. Feita com carne de sol bem temperada e farinha de mandioca, a iguaria tem presença garantida nos encontros entre amigos e, principalmente, nas tradicionais festas juninas da cidade.
Aliás, Boa Vista já ostenta um feito importante. Há 10 anos acontece o preparo da Maior Paçoca Mundo, servida para a população durante o Maior Arraial da Amazônia. Em 2024, ela chegou a entrar para o Guinness World Records, o Livro dos Recordes, com um peso impressionante de 1 tonelada e 365,5 kg.
A iniciativa de reconhecer Boa Vista como Capital Nacional da Paçoca de Carne com Farinha é do deputado federal defensor Stélio Denner (Republicanos). Ele apresentou a proposta na Câmara Federal em outubro de 2023.
Antes mesmo do reconhecimento nacional, a cidade já tinha dado um passo importante no reconhecimento da iguaria. Isso porque em 2022, a Lei Municipal n° 2.349, de autoria do vereador Bruno Perez (MDB), declarou a Maior Paçoca do Mundo como patrimônio cultural e imaterial de Boa Vista. Sancionada pelo prefeito Arthur Henrique, o ato está publicado no Diário Oficial do Município do dia 23 de novembro de 2022.
“Fico feliz de saber que o projeto que a gente começou aqui em Boa Vista tenha tomado conotações estadual e nacional. E, principalmente, porque agora o Brasil inteiro vai saber que aqui tem a nossa paçoca saborosa e amada pelos roraimenses”, comemorou Perez.
Com o título, Boa Vista reforça assim sua identidade cultural e gastronômica. A paçoca que nasceu simples e afetiva, conquistou o coração do estado e, agora, do país.
Fonte: Da Redação
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…