Começa produção da ‘Maior Paçoca do Mundo’; prato pode entrar para o Livro dos Recordes durante o Boa Vista Junina 2024

Prefeito Arthur Henrique (MDB) anunciou que uma equipe do Guinness World Records estará no dia da pesagem, sexta-feira (7), que é quando também ocorre a distribuição do prato à população

Começa produção da ‘Maior Paçoca do Mundo’; prato pode entrar para o Livro dos Recordes durante o Boa Vista Junina 2024
Maior Paçoca do Mundo – Foto: Ian Vitor Freitas/Roraim em Tempo

De um ‘bolo’ de comemoração dos 15 anos do ‘Boa Vista Junina’, em 2015, para o livro dos recordes, essa é a trajetória da ‘Maior Paçoca do Mundo’. Nesta quarta-feira (5), o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB) anunciou que uma equipe do Guinness World Records (Livro dos Recordes) estará no dia da pesagem para avaliar o prato típico do Norte.

De acordo com o prefeito, o objetivo da edição 2024, é bater o novo recorde. A distribuição da paçoca acontece na penúltima noite do arraial, na Sexta-feira, dia 7. Já a produção, iniciou hoje, dia 5.

“É o momento de maior ansiedade dentro do Boa Vista Junina, porque é impossível a gente precisar qual vai ser o peso da paçoca no dia do evento. No ano passado foram 1.264 quilos, então a gente tem que quebrar o recorde com certa folga. Esse ano vai ter um grande diferencial, o livro dos recordes. Não deixem de comparecer no dia 7 de junho no Arraial, na Praça Fábio Marques Paracat”, disse.

Para Pedro Cavalcante, propriétário da empresa Indústria de Alimentos Pinheiro (Iap), responsável pela produção deste ano, o sentimento é de gartidão pela missão de produzir a Maior Paçoca do Mundo.

“Satisfação, de saber que a gente tá produzindo algo que alguém necessita, você se sente importante e pra mim é muito bom essa sensação. Não tem preço. Se eu falar que não sinto um frio na barriga, é mentira, mas eu sei que estamos produzindo da maneira correta, ontem ficamos até meia-noite na cozinha. Vamos conseguir”, destacou Pedro.

Ingredientes e preparação da paçoca

Preparação da paçoca – Foto: Ian Vitor Freitas/Roraima em Tempo

‘Representatividade’

Além disso, a iguaria se tornou um dos maiores símbolos do ‘Maior Arraial da Amazônia’. A paçoca tem representatividade econômica, pois os ingredientes utilizados são regionais. A expectativa é servir 20 mil pessoas em 4 horas.

O chefe Jorge Cardoso, falou à reportagem sobre a responsabilidade na produção do alimento.

“Estamos falando aí de mais de uma tonelada de paçoca, então, é uma quantidade enorme de alimento. Todo o processo tem que ser fiscalizado bem de perto, A expectativa é muito grande pra que a gente consiga bater esse recorde. Fiquei muito agradecido por fazer parte desse marco histórico pra nossa cidade”, disse.

Confira os ingredientes da Maior Paçoca do Mundo:

  • 2.800 kg de carne (quando seca diminui em média 70%);
  • 520 kg de farinha;
  • 170 kg de cebola;
  • ⁠42 kg de manteiga;
  • 1.400 kg de banana.

A preparação segue todas as recomendações da Vigilância Sanitária, além disso, contará com cerca de 5 dias de preparo, 15 pessoas na produção. O alimento passa pelo forno a lenha com madeira de reflorestamento.

Livro dos Recordes

Pela primeira vez, uma juíza profissional, assim como oficial do ‘Guiness World Records’ – Livro do Records estará durante a pesagem. Logo, o livro é uma edição publicada anualmente, que contém uma coleção de recordes e superlativos reconhecidos internacionalmente.

Confira os recordes de cada edição da paçoca:

  • 1a edição (2015) – 500 kg;
  • 2a edição (2016) – 775 kg;
  • 3a edição (2017) – 856 Kg;
  • 4a edição (2018) – 1.023 Kg;
  • 5a edição (2019) – 1.050 Kg ;
  • 6a edição (2022) – 1.131 Kg;
  • 7a edição (2023) – 1 tonelada e 264,5 kg.

Culinária Regional

Preparado a base de carne seca e farinha de mandioca, o alimento é tipicamente indígena e muito saboreado por pessoas da região Norte do país. Nos últimos anos, a maior paçoca tem sido distribuída para o público com banana, como é apreciada na culinária regional

Garantindo assim, a segurança alimentar e higiene, a comida é servida em embalagem lacrada, respeitando determinações da Vigilância Sanitária A palavra “paçoca” deriva de “pa’soka”, que na língua Tupi, significa esmigalhar, pilar no pilão.

Paçoca como Patrimônio Cultural

Por fim, o Prefeito Arthur sancionou, no dia 21 de novembro de 2022, o Projeto de Lei (PL) n°2.349 que declara a Maior Paçoca do Mundo e a Damurida como patrimônios culturais e imateriais de Boa Vista. A PL é de autoria do vereador Bruno Perez (MDB).

Por Ian Vitor Freitas

1
0
Would love your thoughts, please comment.x