Cultura

Começa produção da ‘Maior Paçoca do Mundo’; prato pode entrar para o Livro dos Recordes durante o Boa Vista Junina 2024

De um ‘bolo’ de comemoração dos 15 anos do ‘Boa Vista Junina’, em 2015, para o livro dos recordes, essa é a trajetória da ‘Maior Paçoca do Mundo’. Nesta quarta-feira (5), o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB) anunciou que uma equipe do Guinness World Records (Livro dos Recordes) estará no dia da pesagem para avaliar o prato típico do Norte.

De acordo com o prefeito, o objetivo da edição 2024, é bater o novo recorde. A distribuição da paçoca acontece na penúltima noite do arraial, na Sexta-feira, dia 7. Já a produção, iniciou hoje, dia 5.

“É o momento de maior ansiedade dentro do Boa Vista Junina, porque é impossível a gente precisar qual vai ser o peso da paçoca no dia do evento. No ano passado foram 1.264 quilos, então a gente tem que quebrar o recorde com certa folga. Esse ano vai ter um grande diferencial, o livro dos recordes. Não deixem de comparecer no dia 7 de junho no Arraial, na Praça Fábio Marques Paracat”, disse.

Para Pedro Cavalcante, propriétário da empresa Indústria de Alimentos Pinheiro (Iap), responsável pela produção deste ano, o sentimento é de gartidão pela missão de produzir a Maior Paçoca do Mundo.

“Satisfação, de saber que a gente tá produzindo algo que alguém necessita, você se sente importante e pra mim é muito bom essa sensação. Não tem preço. Se eu falar que não sinto um frio na barriga, é mentira, mas eu sei que estamos produzindo da maneira correta, ontem ficamos até meia-noite na cozinha. Vamos conseguir”, destacou Pedro.

Ingredientes e preparação da paçoca

Preparação da paçoca – Foto: Ian Vitor Freitas/Roraima em Tempo

‘Representatividade’

Além disso, a iguaria se tornou um dos maiores símbolos do ‘Maior Arraial da Amazônia’. A paçoca tem representatividade econômica, pois os ingredientes utilizados são regionais. A expectativa é servir 20 mil pessoas em 4 horas.

O chefe Jorge Cardoso, falou à reportagem sobre a responsabilidade na produção do alimento.

“Estamos falando aí de mais de uma tonelada de paçoca, então, é uma quantidade enorme de alimento. Todo o processo tem que ser fiscalizado bem de perto, A expectativa é muito grande pra que a gente consiga bater esse recorde. Fiquei muito agradecido por fazer parte desse marco histórico pra nossa cidade”, disse.

Confira os ingredientes da Maior Paçoca do Mundo:

  • 2.800 kg de carne (quando seca diminui em média 70%);
  • 520 kg de farinha;
  • 170 kg de cebola;
  • ⁠42 kg de manteiga;
  • 1.400 kg de banana.

A preparação segue todas as recomendações da Vigilância Sanitária, além disso, contará com cerca de 5 dias de preparo, 15 pessoas na produção. O alimento passa pelo forno a lenha com madeira de reflorestamento.

Livro dos Recordes

Pela primeira vez, uma juíza profissional, assim como oficial do ‘Guiness World Records’ – Livro do Records estará durante a pesagem. Logo, o livro é uma edição publicada anualmente, que contém uma coleção de recordes e superlativos reconhecidos internacionalmente.

Confira os recordes de cada edição da paçoca:

  • 1a edição (2015) – 500 kg;
  • 2a edição (2016) – 775 kg;
  • 3a edição (2017) – 856 Kg;
  • 4a edição (2018) – 1.023 Kg;
  • 5a edição (2019) – 1.050 Kg ;
  • 6a edição (2022) – 1.131 Kg;
  • 7a edição (2023) – 1 tonelada e 264,5 kg.

Culinária Regional

Preparado a base de carne seca e farinha de mandioca, o alimento é tipicamente indígena e muito saboreado por pessoas da região Norte do país. Nos últimos anos, a maior paçoca tem sido distribuída para o público com banana, como é apreciada na culinária regional

Garantindo assim, a segurança alimentar e higiene, a comida é servida em embalagem lacrada, respeitando determinações da Vigilância Sanitária A palavra “paçoca” deriva de “pa’soka”, que na língua Tupi, significa esmigalhar, pilar no pilão.

Paçoca como Patrimônio Cultural

Por fim, o Prefeito Arthur sancionou, no dia 21 de novembro de 2022, o Projeto de Lei (PL) n°2.349 que declara a Maior Paçoca do Mundo e a Damurida como patrimônios culturais e imateriais de Boa Vista. A PL é de autoria do vereador Bruno Perez (MDB).

Por Ian Vitor Freitas

Ian Vitor Freitas

View Comments

Recent Posts

Anvisa proíbe produtos com fenol em procedimento de saúde ou estético

Anvisa informou que a proibição tem como objetivo zelar pela saúde e pela integridade física…

1 hora ago

Saúde infantil: Prefeitura promove ciclo de capacitação para equipes de saúde de Boa Vista

O objetivo foi qualificar e atualizar os profissionais sobre Acompanhamento, Crescimento e Desenvolvimento Infantil

2 horas ago

Primeira mulher trans a retificar nome em Roraima fala sobre processo: ‘melhor coisa que me aconteceu’

Caso de Sandra dos Santos, 45, foi protocolado pela DPE em 2012, antes de decisão…

4 horas ago

Ação municipal reforça a oferta de serviços voltados à agricultura na área indígena de Boa Vista

Município reafirma seu compromisso com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da…

4 horas ago

Álcool causa 2,6 milhões de mortes todos os anos no mundo, alerta OMS

Consumo per capita global registrou ligeira queda em 2019

4 horas ago

Famílias do Baixo São Marcos recebem um dia de serviços gratuitos e essenciais na ação “Prefeitura Com Você”

Objetivo foi atender os mais de 3.800 moradores das comunidades da região

4 horas ago