Foto: divulgação
Com enfoque na luta contra o preconceito, bem como na busca por amizade e aceitação em meio a personagens inspirados em fábulas locais e na rica fauna e flora roraimense, o grupo Curupira Show prepara o filme “As aventuras de Priscila”, uma animação stop motion que será lançada no próximo dia 24, em exibição fechada na Escola Militarizada Tancredo Neves, e no dia 1º de novembro, aberto ao público no Cine Sesc Mecejana.
O filme conta a história de vida de uma mãe que cria sua filha sozinha após perder o marido (um garimpeiro brasileiro conhecido como Negro Nau), enfrentando desafios, como bullying e preconceito. A ideia do projeto surgiu a partir de apresentações de contações de histórias com técnicas de teatro em Roraima, cujo produto foram apresentações cênicas. A animação, portanto, é uma adaptação dessa obra autoral de Maria Madalena Vasconcelos Barbosa para o audiovisual.
A jornada de Priscila é contada em meio a situações de bullying na escola, devido às suas origens e sua aparência. Dessa forma, a narrativa oferecerá uma reflexão sensível sobre as adversidades enfrentadas pela protagonista, enquanto busca encontrar seu lugar em meio à diversidade cultural e étnica, promovendo a conscientização sobre a importância da empatia e respeito mútuo.
“Esse projeto é importante por sua capacidade de abordar questões relevantes, como a luta contra o preconceito e a busca por aceitação e a valorização. Além disso, ao explorar a vivência de uma mãe e sua filha Priscilla (que tem autismo leve), o filme promove a reflexão sobre temas sociais pertinentes, contribuindo para a conscientização e o diálogo acerca da inclusão e do respeito mútuo”, afirma Madalena.
O público-alvo inclui, entre outras, as comunidades étnicas, imigrantes e seus descendentes. Toda a animação tem como cenário o estado de Roraima, principalmente da capital, Boa Vista. A classificação do curta-metragem é livre, sendo que o projeto contemplará medidas de acessibilidade física, comunicacional e atitudinal, conforme a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº. 13.146/2015).
O filme conta com recursos da Lei Paulo Gustavo, de incentivo à cultura, contrapartida do Governo de Roraima. Para saber mais sobre este e outros projetos do grupo Curupira Show, basta seguir o perfil no Instagram.
Fonte: Da Redação
Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…
Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…
Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas
Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente
Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…
Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais