Foto: divulgação/IFRR
Nos dias 17 e 18 de novembro, o Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) realiza a Semana da Consciência Negra. O tema deste ano é “Identidade, Resistência e Pertencimento”. As atividades ocorrerão sempre no período da tarde, no Complexo de Artes do campus. As inscrições são gratuitas por meio do link. Elas garantem certificação de 10 horas.
Com uma proposta voltada à educação antirracista e à valorização das identidades étnicas, o evento busca fortalecer as ações institucionais de ensino, pesquisa e extensão.
Conforme a Instituição a iniciativa está em consonância com a Lei nº 10.639/2003. Ela trata do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes das Relações Étnico-Raciais e a Resolução nº 638/2021 – Consup/IFRR. Orientam, portanto, políticas de promoção da igualdade racial no âmbito educacional.
De acordo com o coordenador do Neabi/CBV, Heitor Claro, discutir a Consciência Negra dentro da escola é reconhecer o papel da educação na superação do racismo. Assim como na formação de cidadãos críticos e empáticos. “Este é um espaço de reflexão, escuta e fortalecimento das nossas identidades”, destaca o coordenador.
Na segunda-feira, 17, ocorrerá a abertura da programação, a partir das 14h, com apresentação musical do professor Orlando Show. Em seguida apresentação de dança temática e palestra com Antônia Pedrosa, convidada especial. Na terça-feira, 18, também às 14h, haverá apresentação de capoeira e uma mesa-redonda para debater diferentes perspectivas sobre a Consciência Negra e os desafios contemporâneos na construção de uma sociedade mais justa e plural.
Fonte: Da Redação
Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente
Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…
Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais
Criança contou para a psicóloga do abrigo que o idoso teria tocado em sua parte…
Suspeitou relatou à PM que apenas se defendeu da mulher da qual, segundo ele, está…
Suspeito fugiu do local após desferir diversos golpes de faca