Cultura

Inscrições abertas no estado de Roraima para o Prêmio Arte na Escola Cidadã

O Instituto Arte na Escola está com inscrições abertas em Roraima para o prêmio Arte na Escola Cidadã. Em parceria com a Unesco, em 2025 a iniciativa então chega à sua 26ª edição. E pela primeira vez, o projeto homenageará uma manifestação cultural: o Maracatu. As inscrições são gratuitas e estão abertas para arte-educadores de Roraima até o dia 12 de maio.

“A arte é importante para desenvolver a sensibilidade, proporcionando a descoberta de outras possibilidades de relação consigo e com o outro, de sociedade, de mundo. A arte também desenvolve o pensamento crítico, formas de expressão e habilidades sociais e, por isso, acreditamos na potência dessa ação que, há 26 anos valoriza e dá visibilidade aos arte-educadores que fomentam as mais variadas experiências no campo das artes aos estudantes”, explica Thaís Rossi, supervisora de projetos do Instituto Arte na Escola.

O prêmio tem 6 categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como Educação Não Formal. Para participar é preciso que o proponente seja autor do projeto de Artes e lecione a disciplina. Além disso, em caso de projetos coletivos, apenas um profissional será o representante no processo seletivo.

Os interessados devem fazer as inscrições através deste link e todos os detalhes estão disponíveis no regulamento da edição. Todos os inscritos ganharão um material educativo exclusivo, produzido pelo Instituto. O material contém, sobretudo, proposições para serem usadas em sala de aula, inspirados no Maracatu.

Cada arte-educador vencedor ganhará R$10.000 em dinheiro, assim como um documentário sobre o projeto envolvendo os educadores autores e as instituições onde os projetos foram executados, além da participação na cerimônia de premiação e 1 dia de fruição cultural em São Paulo.

Instituto Arte na Escola

O Instituto Arte na Escola (IAE) é uma associação civil sem fins lucrativos, que desde 1989, qualifica, incentiva e valoriza a arte brasileira contemporânea em contextos formativos. O objetivo é que diversos públicos tenham acesso e se aproximem do patrimônio cultural do Brasil. O IAE também difunde o método rizomático autoral e os materiais educativos produzidos pelo instituto.

Há 26 anos, o instituto realiza o Prêmio Arte na Escola Cidadã, e acima de tudo, reconhece e destaca iniciativas transformadoras que utilizam a arte para aguçar a sensibilidade de crianças, jovens e adultos. Produz ainda materiais educativos e documentários sobre os projetos ganhadores do Prêmio e curtas, tal qual a trajetória e processo criativo de artistas contemporâneos.

Fonte: Da redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

9 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

11 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

13 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

14 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

14 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

15 horas ago