Cultura

Mostra de Cinema exibe filmes roraimenses em Boa Vista

A 1ª Mostra Bem-Te-Vi de Cinema exibirá filmes roraimenses em 8 de dezembro, no Espaço Cultural Harmonia e Ritmo, na rua Carmelo do bairro Nova Canaã, zona Oeste de Boa Vista.

O evento, que inicia às 17h, abre a programação do Encontro de Artes Integradas “Nós” – Edição 2024. Serão exibidos os filmes de curta-metragem “Ventos de Verão”, “Fronteira em Combustão” e “A Inacreditável História do Milho Gigante”. Em seguida, acontece um bate-papo entre o público e os idealizadores.

A Associação Cultural Harmonia e Ritmo promove a mostra com recursos de edital da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal. Pelo projeto, está prevista a exibição de, pelo menos, dez filmes roraimenses até 2026. “A ideia é difundir e discutir o cinema de Roraima junto à população local”, declarou o curador do evento, Aldenor Pimentel.

Além da Mostra Bem-Te-Vi de Cinema, faz parte da programação do Encontro de Artes Integradas a solenidade de premiação do Concurso Literário Palavradeiros 2024, realizado pelo Espaço de Leitura e Pesquisa em Artes Aldenor Pimentel. Estão previstas ainda contação de histórias, declamação de poesia, assim como homenagem a escritores de literatura infantil e infantojuvenil de Roraima.

Sobre os filmes

“Ventos de verão” é um filme de ficção de 12 minutos, realizado pela produtora Biosphere Records e dirigido por Alex Pizano. A produção conta a história de Ester, uma mulher que, após anos ausente de sua terra natal, no verão de 1903 retorna ao seu antigo lar, em Roraima, para recordar memórias que ela gostaria de não ter deixado para trás.

“Fronteira em combustão” é um filme de ficção de 20 minutos, realizado pela produtora Platô Filmes e dirigido por Thiago Bríglia. No filme, no extremo Norte do Brasil, Gilberto está desempregado e seu vizinho Riba o convida para “puxar’’ gasolina da Venezuela. O negócio parece rentável, mas a família de Gilberto pressente o pior.

“A inacreditável história do milho gigante” é um filme de animação de cinco minutos, realizado pela produtora Platô Filmes e dirigido por Aldenor Pimentel. Na história, no meio do lavrado, uma pequena formiga encontra um milho gigante. O Tamanduá aparece e se dispõe a cuidar do alimento, enquanto ela busca ajuda dos parentes para levar o milho até o formigueiro, o que deixa a formiga em um dilema: confiar ou não no seu maior predador?

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Mais de 250 mil roraimenses estão endividados, mostra Serasa

Dado, referente ao mês de novembro, é do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas…

1 hora ago

Passe Livre Estudantil é aprovado pela Câmara de Vereadores de Boa Vista

Com a aprovação, o Passe Livre Estudantil poderá valer a partir de 1º de fevereiro…

2 horas ago

Câmara Municipal de Boa Vista aprova seletivo da Educação com 3,4 mil vagas

Projeto de Lei, de autoria do prefeito Arthur Henrique, foi votado em caráter de urgência…

2 horas ago

Boa Vista celebra avanço na educação com mais de 70 % de alunos alfabetizados em 2025

Conquista é celebrada com homenageia aos professores da rede municipal

2 horas ago

Moradores de 35 bairros recebem 205 títulos definitivos

Regularização fundiária avança e ultrapassa a marca de 2 mil títulos entregues desde 2021

3 horas ago

Com ajuda do Canil, membro do PCC é preso e adolescente apreendido com drogas, celulares, balanças e dinheiro no Cidade Satélite

Acusado confessou ser membro do PCC, entregou o adolescente e indicou o depósito onde escondem…

3 horas ago