Cultura

Mostra de cinema exibirá curtas roraimenses na zona Oeste de Boa Vista

A Mostra Bem-Te-Vi de Cinema exibirá dois filmes de ficção no dia 27 de setembro, pela manhã, no Cineclube Harmonia e Ritmo, localizado no bairro Nova Canaã. A programação está prevista para começar às 9 horas, com a exibição dos filmes Não vale um centavo Fanzine. Posteriormente, acontecerá um bate-papo entre o público e os diretores das produções. A entrada é gratuita.

A mostra é uma das ações que integram o projeto de Wilkinson de Oliveira, representante do Espaço Cultural Harmonia. Assim, o projeto recebe recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal. por meio de edital de subsídio para manutenção de espaços culturais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-RR). O Espaço Cultural fica na rua Carmelo, 2044, Nova Canaã.

O filme Não vale um centavo é dirigido por Hema Vieira, realizado em 2025 e tem 21 minutos de duração. A narrativa conta a história de Jordana, uma artista e performer em busca de emprego e estabilidade em Boa Vista, o que lhe rende, portanto, desafios e surpresas. Essa é a segunda exibição do filme na Mostra Bem-Te-Vi de Cinema. Ele também foi exibido na mostra Um Olhar Para o Norte e selecionado pela Mostra Sesc de Cinema.

De acordo com a organização, o Filme Fanzine conta com a direção de Rebeca Libna e Vinicius Torres e finalizado em 2023. Possui 14 minutos de duração e conta a história de Sebastião, um artista de rua que passa o dia tentando sobreviver vendendo sua arte no Largo São Sebastião, ponto turístico e histórico do centro de Manaus, até se deparar com uma tragédia. Conforme a direção ele aborda temas como o sobrenatural, cultura de rua, assim como discriminação. E surpreendentemente, sonhos, liberdade e a arte de maneira geral.

Sobre os filmes

Não Vale Um Centavo

Direção: Hema Vieira

Duração: 21 minutos

Gênero: ficção

Ano: 2025

Classificação indicativa: livre

Produtora: independente

Sinopse:

Jordana é uma artista e performer que está em busca de emprego e estabilidade na cidade de Boa Vista, RR. Após inúmeras tentativas frustradas de conseguir algo em sua área, ela, já cansada, decidiu aceitar um trabalho freelancer como modelo. A proposta veio de Andréa, um amigo que ela encontrou por acaso no ônibus. Apesar de relutante no início, Jordana resolve dar uma chance. No entanto, durante a produção, as coisas não saem como o planejado, trazendo novos desafios e surpresas.

Fanzine

Direção: Rebeca Libna e Vinicius Torres

Duração: 14 minutos

Gênero: ficção

Ano: 2023

Classificação indicativa: livre

Produtora: Cara de Gato Filmes

Sinopse:

Inspirado em um caso real, o filme narra a jornada de Sebastião, artista de rua que passa o dia tentando sobreviver vendendo sua arte no Largo São Sebastião, ponto turístico e histórico do centro de Manaus, até se deparar com uma tragédia. O filme aborda temas como o sobrenatural, cultura de rua, discriminação, sonhos, liberdade e a arte de maneira geral.

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

7 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

9 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

11 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

12 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

12 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

13 horas ago