Cultura

‘O Espírito da Floresta’ e ‘Diários Yanomami’: livros sobre impactos do garimpo e saberes indígenas serão lançados na UFRR

O Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) será palco do lançamento de dois livros: “O Espírito da Floresta”, do xamã e líder político Davi Kopenawa Yanomami e o antropólogo Bruce Albert; e “Diários Yanomami”, escrito por cinco pesquisadores da Terra Indígena Yanomami. O evento, intitulado “Reahu na UFRR”, acontece no dia 24 de maio, a partir das 18h30.

Dos mesmos autores de “A Queda do Céu”, “O Espírito da Floresta” reúne reflexões e diálogos que, a partir do saber xamânico Yanomami, evocam, sob diversas perspectivas, as imagens e sons da floresta, a complexidade de sua biodiversidade e as implicações trágicas de sua destruição.

“Quando meus pensamentos estão tristes, às vezes pergunto a mim mesmo se, mais tarde, haverá xamãs. Talvez não”, diz em seu mais novo livro o presidente da Hutukara Associação Yanomami, maior liderança da Terra Yanomami. “Mas, se acontecer, nossos filhos terão o espírito tão emaranhado que já não verão os espíritos e já não poderão ouvir seus cantos. Sem xamãs, ficarão desprotegidos e a escuridão tomará conta do pensamento deles”. 

“O Espírito da Floresta” reúne textos originalmente publicados entre 2002 e 2021 em inúmeras exposições realizadas em Paris pela Fundação Cartier. 

A obra é dividida em 16 capítulos com textos intercalados entre os autores. Ela está à venda na livraria Boa Vista, online na Companhia das Letras, e estará à disposição no dia do evento, na entrada do CAF. Para o lançamento dos livros, o público terá a presença do escritor Davi Kopenawa que fará uma palestra sobre o tema.

“Diários Yanomami”

Os autores do “Diários Yanomami” são os pesquisadores Mozarildo Yanomami, Darysa Yanomami, Josimar Palimitheli Yanomami, Alfredo Himotona Yanomami e Marcio Hesina. Eles apresentam a percepção deles e de seu povo sobre os impactos do garimpo na Terra Indígena Yanomami entre 2019 e 2022. Nesse período, Jair Bolsonaro (PL) ocupava o cargo de presidente do Brasil. A gestão foi marcada por políticas que estimularam a invasão garimpeira no território.

A publicação conta com relatos em formato de diários, registro de depoimentos e entrevistas feitas pelos indígenas. O livro é bilíngue e sempre apresenta a primeira versão do texto em Yanomami com a tradução para português na página seguinte.

“Eu quero que vocês, brancos que nos defendem à distância, ouçam estas minhas palavras”, inicia o capítulo “Diários”, escrito por Mozarildo Yanomami, que estará presente no lançamento junto com a pesquisadora Darysa Yanomami, vindos da região da Missão Catrimami (TIY). A reflexão de Mozarildo passa pela violência dos garimpeiros contra as mulheres, sobre o desconhecimento dos não indígenas às violações que os Yanomami sofrem e o desejo de que esta publicação jogue luz sobre o tema e ajude a salvar o povo dele.

“Diários Yanomami” também estará à venda no local do evento, no dia 24 de maio, e está disponível no site da loja do Instituto Socioambiental (ISA). 

O evento é uma realização da Hutukara Associação Yanomami (HAY, Instituto Socioambiental (ISA) e Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Jovens que cumprem medidas socioeducativas em RR confeccionam pinheiros de Natal com materiais reciclados em oficinas

Itens produzidos serão entregues às famílias dos adolescentes no final do ano

6 horas ago

‘Não há desabastecimento de vacinas no Brasil’, reforça ministra da Saúde

Programa Nacional de Imunizações distribui, anualmente, cerca de 300 milhões de doses para os 5.570…

7 horas ago

Roraimense alcança 1º lugar na categoria infantil do Miss Brasil Beleza Brasileira 2024

Rhaysa de Souza, de 10 anos, foi convidada para participar da competição após também vencer…

8 horas ago

Saiba como será a avaliação prática do Enade Licenciaturas

Questionário deve ser preenchido até o dia 5 de dezembro

9 horas ago

Mãe processa Estado por morte de bebê na Maternidade de Roraima e pede indenização de R$ 500 mil por danos morais

Criança nasceu no dia 4 de dezembro de 2023 e passou 13 dias na UTI…

10 horas ago