Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo
Foto: Daniel Jabra

“Eu venho aqui, pela primeira vez, para participar da exposição do meu pai André Taniki. Há muito tempo, quando eu não tinha nascido, meu pai já fazia desenho. E esse desenho não é uma brincadeira, ele representa tudo. Na época que ele desenhou, ele desenhou a criação do povo Yanomami, por Omama”.

A mensagem é de Kasua Yanomami, professor, pesquisador e filho do primeiro artista Yanomami com obra exposta, hoje com 80 anos, que abre exposição no Museu de Artes de São Paulo (Masp) nesta sexta-feira, 5.

Assim, a exposição André Taniki Yanomami: ser imagem / në utupë / image being, reúne 121 desenhos produzidos entre 1976 e 1978 das coleções de Claudia Andujar e Bruce Albert.

Com curadoria de Adriano Pedrosa e  Mateus Nunes, a mostra apresenta obras raramente exibidas ao público. O artista-xamã faz tornar visível suas experiências xamânicas através de trabalhos que retratam a cosmologia yanomami, na qual humanos, animais, espíritos, floresta e céu coexistem em uma mesma ecologia espiritual.

Portanto, a obra de André Taniki está profundamente ligada ao histórico de luta do povo Yanomami pela defesa de seu território e cultura.

A exposição pode ser visitada de 5/12/25 a 05/04/26 no Edifício Lina Bo Bardi do MASP.

Fonte da redação

0
Would love your thoughts, please comment.x