Foto: divulgação/SEMUC
A Orquestra Sinfônica do Instituto Boa Vista de Música (IBVM) subiu ao palco do Teatro Amazonas pela primeira vez, onde apresentou dois concertos especiais nesta quarta e quinta-feira, 5 e 6. O concerto é fruto de uma parceria artística firmada com a Orquestra de Violões do Amazonas (OVAM). O objetivo era fomentar a troca de experiências e a difusão cultural promovida em ambas as capitais.
O concerto aconteceu sob regência do maestro Beany Cabrera e com participação de músicos solistas da OVAM – Benjamin Prestes, Davi Nunes, Wagner Tiburtino e Ykaro Sousa. A orquestra apresentou obras como: Concerto Grosso – Op 3 n.8, de Antonio Vivaldi; Recuerdos de La Alhambra, Francisco Tarrega. Assim como Concerto de Aranjuez – Adagio, de Joaquim Rodrigo. Além de “Maestros Cantores de Nuremberg” de Richard Wagner e Sinfonia Nr 8 em Sol Maior, de Antonín Dvořák.
De acordo com o maestro, a apresentação em Manaus e, sobretudo, no palco do teatro mais famoso da Amazônia e de renome internacional, foi um dos marcos para a sinfônica do IBVM. Dessa forma representando o trabalho desenvolvido em Boa Vista na formação de músicos e artistas e na produção cultural. Além disso, a receptividade do público foi sensacional, na avaliação do diretor artístico do IBVM, uma vez há uma forte vivência nos concertos e óperas em Manaus.
“Tocar no teatro Amazonas é um sonho para todo instrumentista ou músico de orquestra. Estamos falando de um teatro que tem mais de 100 anos de história e com uma beleza impressionante, onde se apresentam artistas nacionais e internacionais de grande renome. Para nós, foi um sonho realizado poder levar a orquestra, que já faz um trabalho consolidado com alunos avançados e professores do IBVM”, comentou.
A parceria do IBVM com a OVAM já conta com cerca de dez anos. Em 2017, a Orquestra de Violões do IBVM se apresentou junto aos músicos amazonenses no teatro, numa troca de conhecimentos. Músicos da OVAM estiveram em Boa Vista por diversas ocasiões. Inclusive, seu regente, o maestro Davi Nunes, já atuou na direção musical de espetáculos do Natal da Paz.
“Vendo o grande desenvolvimento e evolução das orquestras durante todo esse período, o maestro Davi nos fez esse convite para podermos participar juntamente com eles, não somente oportunizando à orquestra tocar no Teatro Amazonas, como também acompanhar quatro solistas da OVAM em concertos de violão”, ressaltou Beany.
Fonte: Da Redação
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…
Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos