Cultura

Quadrilhas sobem ao tablado e encantam público na primeira noite do Maior Arraial da Amazônia

Explosão de cores, brilho e emoção dominaram a primeira noite do Maior Arraial da Amazônia, na Praça Fábio Marques Paracat, neste sábado (1º). Na arena junina, os integrantes das quadrilhas cantaram e empolgaram o público com o bordão mais conhecido no tablado do Boa Vista Junina: “ÊÊÊ! Eu sou quadrilheiro e mando um beijo para você”.

Neste ano, para as chuvas não atrapalharem o espetáculo apresentado pelos grupos, a Prefeitura de Boa Vista cobriu a arena junina, garantindo a proteção do público e brincantes. De acordo com o presidente da Federação Roraimense de Quadrilhas Juninas (Ferquaj), João da Cruz, a novidade é mais um dos bons investimentos do município na cultura local.

“Neste ano, a prefeitura está de parabéns com a cobertura do tablado e arquibancadas, pois era um sonho antigo de todos os quadrilheiros. Antes, as chuvas acabavam dificultando algumas apresentações, além de alterar a programação. Toda a estrutura está maravilhosa. Nossos grupos estão preparados e o brilho do concurso, garantido. Todos vão dar um show”, disse.

Apresentações das quadrilhas

Para abrir a primeira noite de festa na arena junina, quatro quadrilhas apresentaram espetáculos que surpreenderam e emocionaram o público com muita alegria e criatividade. Confira um pouco do que rolou no tablado:

Guerreiros de Jorge – Com o tema “Neste São João Solteiro Eu Não Fico”, o grupo fez uma homenagem a Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro. No tablado, os quadrilheiros contaram a história de uma mulher solteira que se apaixona na festa de São João. E o padre responsável por celebrar a união do casal foi o próprio Santo Antônio.

Tradição Macuxi – Os quadrilheiros chegaram à arena junina para contar a história de lutas e conquistas da artista paraense Joelma. A apresentação contou com uma mistura do famoso brega-pop da banda Calypso com o forró de São João. Dessa forma, com o tema: “Joelma, a Rainha do Brasil”, a homenagem à cantora se deu pelo grande sucesso dele que tem marcado gerações.

Macedão – “Em noites de Luar, Macedão te chama pra dançar. Doces ou travessuras? Cê vai se arrepiar” foi o tema da quadrilha neste ano. Ao trabalhar esse tema, o grupo buscou brincar com a imaginação do público. Bruxas e lobisomens se transformaram em quadrilheiros. Por fim, no final da apresentação, o grupo fez uma homenagem às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul.

Explosão Caipira – Os 26 casais do grupo levaram o tema “A Magia que vem da Floresta”, apresentando uma visão mais profunda, verdadeira e transcendental da Amazônia. Alegria, entusiasmo, bem como amor abriram espaço para a magia acontecer na arena junina. Com as cores da Amazônia, os quadrilheiros interpretaram ribeirinhos e povos indígenas da região. Além disso, homenagearam os Povos Indígenas Yanomami.

“Um verdadeiro show”

Quem assistiu as primeiras apresentações se encantou com tudo o que viu no tablado. Conforme a Bárbara Nascimento, que mora há dois anos em Boa Vista, ela prestigia o arraial da capital pelo segundo ano consecutivo. Neste ano, aproveitou e levou toda a família para a festa.

“É o nosso segundo Boa Vista Junina e realmente é espetacular. Nós somos do Rio de Janeiro e a gente não poderia perder essa festa cultural linda da cidade. O concurso das quadrilhas é um verdadeiro show. A gente fica encantado com a arte, com o artesanato, com a dança, com a música. Com tudo que envolve essa cultura da festa junina”, contou.

Aplicativo Boa Vista Junina

Além da cobertura da Arena Junina, outra novidade é o lançamento do aplicativo Boa Vista Junina, disponível para Android, assim como para o IOS. Por ele, o público pode votar nas quadrilhas que se apresentam no tablado, dando nota de 1 a 10, nos seguintes itens: casal, animador, repertório, figurino, bem como melhor quadrilha. É possível apenas um voto por CPF e aparelho celular por pessoa nos limites da arena junina.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

16 minutos ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

1 hora ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

2 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

2 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

2 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

4 horas ago