Foto: Victor Jucá/ Divulgação
A Academia Brasileira de Cinema divulgou nesta semana a lista dos seis filmes finalistas para a vaga de representante do Brasil ao Oscar 2026. A reunião final para a escolha do filme brasileiro que vai tentar uma vaga à categoria de Melhor Filme Internacional da premiação acontece no dia 15 de setembro.
Contudo, ter sido escolhido como o representante brasileiro ao Oscar não garante ao filme indicação ao prêmio.
Cada país indica um filme como seu representante para a disputa. Com isso, a partir dessas indicações, o Oscar faz uma seleção dos filmes que, de fato, vão concorrer ao prêmio mais famoso do cinema mundial. A cerimônia que entregará as estatuetas do Oscar está marcada para acontecer somente no dia 15 de março de 2026.
Os filmes foram escolhidos a partir de uma pré-lista de 16 filmes, que havia sido divulgada pela Academia Brasileira de Cinema há cerca de um mês.
Uma das grandes apostas está no filme O Agente Secreto, vencedor dos prêmios de Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho, e de Melhor Ator, para Wagner Moura, no Festival de Cannes, uma das mais importantes premiações do cinema mundial.
Mas a concorrência é forte: O Último Azul, por exemplo, ganhou premiação com o Urso de Prata em outro importante festival, o de Berlim; Oeste Outra Vez recebeu o Kikito de melhor filme no Festival de Gramado do ano passado; enquanto Baby, Manas e Kasa Branca acumulam também uma série de premiações pelo mundo.
No início deste ano, o Brasil conquistou seu primeiro Oscar, com o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, na categoria de Melhor Filme Internacional.
Fonte: Agência Brasil
Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…
I' Robot representa o município na etapa nacional da First Lego League Challenge
Segundo investigações, eles atuavam na importação de drogas de outros estados, inclusive de Santa Catarina
Nesse período, 226 mulheres foram vítimas de violência doméstica e 179 solicitaram Medidas Protetivas de…
Ação ocorre entre os dias 9 e 13 de março na Avenida Dr. Zany, no Centro…