Companhia de Ópera de Roraima - Foto: Divulgação
Com obras de Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini e Pietro Mascagni, o Teatro Municipal de Boa Vista será palco da 1ª edição do Festival de Ópera de Roraima. Desse modo, o evento de abertura será nesta sexta-feira, 1º, a partir das 20h, na sala Teatro Escola, com o recital lírico “Il Prologo”, com participação do maestro amazonense Bruno Nascimento. Entrada gratuita.
A iniciativa é da Companhia de Ópera de Roraima, com objetivo de fomentar a arte da música de concerto, formação de plateia. Sendo um gênero de teatro musical, a ópera combina canto, música instrumental, dança, drama, bem como encenação. As principais características envolvem a voz cantada (em vez da fala) para narrar a história, a orquestração extensa que acompanha os cantores, assim como a integração de elementos cênicos como figurinos, cenários e iluminação para criar uma experiência teatral grandiosa e completa.
As óperas frequentemente exploram temas complexos, como amor, paixão, tragédia, política e mitologia, e, assim, costumam ser apresentadas em grandes casas de ópera. E é isso que a companhia espera proporcionar ao público, com belas interpretações de alguns dos grandes solistas do Estado, como Bianka Tarolla, Acácia Roberta, Raquel de Queiroz e Yasmin Fernandes (sopranos); Thalita Azevedo (mezzo soprano); Juan Alexis e Cristhiano Souza (tenores); Gary Gamez e Joubert Junior (Barítono).
Dessa forma, serão três noites de espetáculos – uma por semana. Além disso, vale destacar que o festival conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG) de incentivo à cultura. Desse modo, para saber mais sobre os projetos e eventos da companhia, basta seguir o perfil no Instagram: @roraimaopera.
Dia 1º de agosto, às 20h no Teatro Municipal de Boa Vista (Teatro Escola)
Pianista: Maestro Bruno Nascimento
Participação Especial: Manoella Coutinho (violino)
Solistas:
Retirada de ingressos gratuitos 1h antes do espetáculo na bilheteria do Teatro
Classificação livre!
Dia 08 de agosto de 2025, às 20h, no Teatro Municipal de Boa Vista – Sala Roraimeira
Sinopse: No coração da Sicília, na manhã de Páscoa, uma traição escondida vem à tona. Turiddu retornou do exército ansiando reconquistar Lola — mas ela agora está casada com Alfio. Ferido no orgulho, Turiddu então envolve-se com Santuzza e depois a despreza. No entanto, abandonada e consumida pela dor, Santuzza revela segredos que mudarão o destino de todos para sempre. Quando o pecado se mistura à oração, e o amor se transforma em ódio, não há como fugir do desfecho. Assim, um duelo silencioso se arma diante de toda a vila — e apenas um sairá vivo!
Solistas:
Retirada de ingressos gratuitos 1h antes do espetáculo na bilheteria do Teatro
Classificação livre!
Dia 15 de agosto de 2025, às 20h, no Teatro Municipal de Boa Vista – Sala Roraimeira
Sinopse: Na companhia de teatro que chega a uma vila italiana, a vida real se confunde com a ficção. Canio, o palhaço, precisa sorrir no palco… enquanto seu coração se despedaça fora dele. Ao descobrir que sua esposa Nedda o trai, o espetáculo então se transforma em uma tragédia sem roteiro. O palco vira tribunal. A plateia assiste — sem saber — a um crime anunciado. “Ridi, Pagliaccio…” (Sorria, palhaço…) e o público aplaudirá.
Solistas:
Retirada de ingressos gratuitos 1h antes do espetáculo na bilheteria do Teatro
Classificação livre!
Fonte: Da Redação
Dado, referente ao mês de novembro, é do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas…
Com a aprovação, o Passe Livre Estudantil poderá valer a partir de 1º de fevereiro…
Projeto de Lei, de autoria do prefeito Arthur Henrique, foi votado em caráter de urgência…
Conquista é celebrada com homenageia aos professores da rede municipal
Regularização fundiária avança e ultrapassa a marca de 2 mil títulos entregues desde 2021
Acusado confessou ser membro do PCC, entregou o adolescente e indicou o depósito onde escondem…