Cultura

UFRR recebe exibição do documentário ‘A Queda do Céu’ e oficina sobre proteção territorial Yanomami

A Universidade Federal de Roraima recebe nos dias 1º e 2 de agosto duas atividades voltadas à valorização e defesa dos povos indígenas, com foco especial na Terra Indígena Yanomami.

A exibição do documentário “A Queda do Céu” acontecerá às 19h do dia 1º de agosto, em parceria com Hutukara Associação Yanomami e Aruac Filmes. O evento acontecerá no auditório do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PRONAT), localizado no campus Paricarana.

A produção, dirigida por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, tem inspiração da obra do líder Yanomami David Kopenawa e do antropólogo Bruce Albert. Ela retrata a cosmopolítica e a crítica xamânica Yanomami frente à devastação ambiental e à invasão de seus territórios pelo garimpo ilegal, assim como pelas doenças que ameaçam seu modo de vida.

“A obra de David Kopenawa e de Bruce Albert é um marco do pensamento indígena e na etnografia contemporânea. E o documentário denuncia as violências impostas aos povos originários e compartilha a cosmovisão Yanomami como forma de resistência e afirmação de existência”, explica o professor, diretor do Centro de Ciências Humanas da UFRR e organizador do evento, Carlos Alberto Cardoso.

Conforme a organização do evento, a expectativa é de contar com aproximadamente 300 convidados de instituições públicas e privadas. Isso inclui estudantes, lideranças, agências de fomento e representantes de cooperativas, entre outros. Após a exibição, haverá um debate com pesquisadores e convidados, seguido de um coquetel com alimentos orgânicos e indígenas.

A organização do evento está a cargo do Centro de Ciências Humanas (CCH/UFRR), com apoio dos cursos de Ciências Sociais, História e Relações Internacionais.

A oficina

Já no dia 2, das 8h30 às 12h, ocorrerá a oficina “Proteção Territorial e Povos Indígenas – Enfoque na Terra Indígena Yanomami”, no auditório do CCH. A atividade será coordenada pelo professor Gabriel Damasceno e promovida pelo Centro de Monitoramento e Proteção Territorial da Terra Indígena Yanomami, ligado ao Ministério dos Povos Indígenas (MPI/UFRR).

A atividade está aberta ao público. Dessa forma, os interessados devem fazer sua inscrição por meio do formulário eletrônico. A oficina abordará os desafios atuais da proteção dos territórios indígenas em Roraima por meio de três módulos. São eles: Normas constitucionais sobre os direitos indígenas, Instrumentos internacionais de proteção aos povos originários, Experiências yanomami de vigilância e diplomacia territorial.

Ainda conforme o professor Carlos, as atividades integram a programação de encerramento das atividades acadêmicas do semestre 2025.1. Assim, propõe uma reflexão crítica sobre os saberes, os territórios e as ameaças enfrentadas pelos povos indígenas da Amazônia. “Essas ações também reafirmam o compromisso do CCH e da UFRR com o diálogo e respeito aos povos indígenas, a defesa dos direitos humanos e a produção de conhecimento crítico engajado no contexto amazônico”, destaca ainda.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Passe Livre Estudantil é aprovado pela Câmara de Vereadores de Boa Vista

Com a aprovação, o Passe Livre Estudantil poderá valer a partir de 1º de fevereiro…

16 minutos ago

Câmara Municipal de Boa Vista aprova seletivo da Educação com 3,4 mil vagas

Projeto de Lei, de autoria do prefeito Arthur Henrique, foi votado em caráter de urgência…

44 minutos ago

Boa Vista celebra avanço na educação com mais de 70 % de alunos alfabetizados em 2025

Conquista é celebrada com homenageia aos professores da rede municipal

56 minutos ago

Moradores de 35 bairros recebem 205 títulos definitivos

Regularização fundiária avança e ultrapassa a marca de 2 mil títulos entregues desde 2021

2 horas ago

Com ajuda do Canil, membro do PCC é preso e adolescente apreendido com drogas, celulares, balanças e dinheiro no Cidade Satélite

Acusado confessou ser membro do PCC, entregou o adolescente e indicou o depósito onde escondem…

2 horas ago

PF confirma fuga de Ramagem pela Guiana e Moraes pede extradição do deputado

Parlamentar, condenado no julgamento da trama golpista, está em Miami desde setembro após usar como…

3 horas ago