Diversão

Artistas e entidades se reúnem com a Prefeitura para dialogar sobre novo plano cultural para Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista, desde o dia 1º de março até este sábado (11), promove encontros diários com profissionais do âmbito cultural, artístico, da culinária e diversos outros segmentos para identificar as reais necessidades dos setores e criar um novo plano cultural para a capital.

De acordo com a Prefeitura, os encontros ocorrem nas salas do Teatro Municipal de Boa Vista. Sempre às 18h ou 10h, gratuitos e livres para todos os públicos. Até esta quarta-feira (8) cerca de 400 pessoas já participaram.

Conforme o presidente da Fundação de Esporte, Turismo, Educação e Cultura (Fetec), Dyego Monnzaho, a rotatividade dos espaços simboliza a ocupação do teatro pelos artistas.

“Tem sido muito valoroso conseguir a partir desse diálogo poder identificar o problema e criar estratégias e resolução que culminarão em uma política pública para o ano de 2023”, disse.

Além disso, Dyego ressaltou que tem sido proveitoso o reconhecimento e a identificação das reais necessidades dos trabalhadores, sejam eles artistas, técnicos, produtores, pesquisadores e toda a cadeia econômica da cultura e arte envolvida neste processo.

Os encontros possibilitaram que os artistas pudessem expor as problemáticas vividas pela classe. Seguindo assim a política participativa da Prefeitura, , já tiveram fala os segmentos de Arte urbana, Hip Hop, Artes visuais, Economia criativa, Música, Audiovisual, Políticas afirmativas, Artes Cênicas e Patrimônio.

Este último, em especial, convocou toda a população para discutir como incentivar e valorizar as culturas indígenas e de matrizes africanas. Assim como, a comunidade LGBTQIAP+ e discutir equidade de gênero. Os interessados em participar devem comparecer ao Teatro Municipal de Boa Vista, no dia e horário de seu respectivo grupo.

Mais encontros e encerramento

Nesta quinta-feira, 9, a linguagem a ser atendida será a LITERATURA (Livro e literatura), a partir das 18h. Na sexta, 10, será CULTURA POPULAR com a presença de representantes de quadrilhas; grupos folclóricos; danças, artistas e mestres da oralidade e do universo da cultura popular, pesquisadores e similares.

Por fim, no sábado, 11, será o encerramento da programação a partir das 10h. Será um encontro com todos os segmentos e categorias para a avaliação geral do andamento de todas as conversas e debates levantados ao longo dos 10 dias.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

8 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

9 horas ago

Campeonato Roraimense Giro Agro 2026: Baré e Atlético Roraima se enfrentam neste sábado, 31

Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…

10 horas ago

Governo Federal institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…

13 horas ago

Conheça novas regras para produção e venda de canabidiol no Brasil

Direção colegiada da Anvisa aprovou novas regras que ampliam o acesso de quem precisa à…

14 horas ago

Entenda por que o risco do vírus Nipah é baixo e não ameaça o Brasil

Com dois casos confirmados na Índia e sem registro de circulação do vírus fora do…

15 horas ago