O Cine Sutentável – Kuará, que leva oficina de fotografia e cinema em praça pública, abre sua tela inflável em Boa Vista, nesta terça-feira (5).
A oficina de fotografia ocorre das 8h às 12h, no auditório do Sicredi, avenida Ville Roy 5.480, no Centro. Já a exibição de cinema será no Portal do Milênio, a partir das 19h.
A programação exibirá os seguintes filmes:
- Documentário da cidade – produção de 2023 da Cinear com direção de Inácio Neves;
- Utopia, pequeno tratado de pequenas coisas, curta metragem dirigido por Sofia Frederico ( 13 min);
- Moana – Um Mar de Aventuras – longametragem de animação infantil de 2016 com direção de Ron Clements e John Musker (1h e 47 min).
A programação é gratuita e cada uma das sessões de cinema utilizará exclusivamente a energia fotovoltaica para realização das exibições. Do mesmo modo, haverá distribuição, também gratuita, de pipoca para o público presente, antes e durante as sessões de cinema.
O Projeto
O Cine Sustentável – Kuará tem por objetivos difundir o cinema e a linguagem cinematográfica junto às populações do interior. E contribuir para a democratização do acesso aos bens culturais, criando espaços e oportunidades alternativas para sua difusão.
Além disso, o projeto visa registrar em vídeo depoimentos dos moradores das cidades onde ele ocorre, através de documentários produzidos com antecedência, exibidos em praça pública, antes das sessões de cinema. Esse documentário aborda e enfatiza a temática da diversidade e acessibilidade, dando voz ao cidadão comum.
Com isso, o projeto contribui para divulgar e promover a cultura regional, apresentada segundo a vivência pessoal dos próprios habitantes das comunidades, uma vez que os documentários são disponibilizados para as TV’s educativas, culturais e comunitárias, além da internet.
O Cine Sustentável – Kuará é uma realização conjunta da Cinear Produções, Muito Mais Promoções, assim como Ministério da Cultura, com o patrocínio da Sicredi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Fonte: Da Redação