No Dia do Músico (22 de novembro), começa na capital de Roraima dois eventos que acontecerão no Teatro Municipal. São eles a Semana da Música, promovida pelo Instituto Boa Vista de Música (IBVM), e o Festival Música na Estrada, que passará por Boa Vista em sua 9ª edição.
Conforme Beany Cabrera, diretor artístico do IBVM, esta será uma oportunidade para professores, alunos e comunidade em geral aprimorar conhecimentos. Além de prestigiar as obras apresentadas por músicos e musicistas de alta categoria e relevância.
“O IBVM sempre tenta manter a capacitação dos nossos profissionais, professores e alunos e não somente para dentro dessa instituição, mas também para a sociedade. Então, todo ano nós fazemos a Semana da Música, que sempre coincide com o Dia do Músico, o Dia 22. Mais uma vez, contaremos com o projeto Música na Estrada, que é um projeto apoiado pela FUNARTE. Então, convidamos a todos para, a partir de amanhã, estarem participando, que será de muito proveito pela qualidade”.
As oficinas são gratuitas. Clique aqui para se inscrever. As atividades renderão certificado de participação. Para mais informações, acesse o site musicanaestrada.art.br e as redes sociais do festival (Facebook e Instagram) e do IBVM: @ibvmrr.
Música na estrada
Apresentado pelo Instituto Cultural Vale, o festival ocorre via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, do Governo Federal e da Kommitment Produções Artísticas. A atual 9ª edição teve início em agosto, passando por Manaus, Belém, São Luís, e se encerrando em Boa Vista.
A programação contará com oficinas de metais (trompete, trombone e trombone baixo), ministradas pelos professores e músicos do Quinteto de Metais da Amazonas Filarmônica: Michel Sales (trompete), Anderson Medeiros (trompete), Assen Anguelov (trompa), Hugo Pinheiro (trombone) e Micael Augusto (trombone baixo).
Além disso, também ocorrerá uma oficina de Prática Coral, com o professor Fabiano Cardoso, maestro assistente do Coral do Amazonas.
O evento inclui uma programação artística composta por apresentações de música e dança, sendo no dia 22 o espetáculo Divas do Rádio – As Vozes de Ouro, com participação das cantoras Carol Martins, Krishna Pennutt e Sofia Amoedo, solistas da Orquestra de Câmara do Amazonas sob direção e regência de Marcelo de Jesus.
Já no dia 23, será a vez do Quinteto de Metais da Amazonas Filarmônica, dirigido por Hugo Pinheiro, apresentando grandes sucessos da história da música em versão para quinteto de metais. E no dia 24, o encerramento do Festival ficará por conta do Balé Folclórico do Amazonas, apresentando o programa A Dança do Sol, uma forte e colorida coreografia sobre a adoração ao sol pelo olhar dos índios Arara.
Programação
Apresentações
22/11 (QUARTA-FEIRA), ÀS 20H
- Espetáculo DIVAS do RÁDIO – As Vozes de Ouro
- Orquestra de Câmara do Amazonas Regência
- Direção: Marcelo de Jesus
- Solistas: Carol Martins, Krishna Pennutt, Sofia Amoedo
23/11 (QUINTA-FEIRA), ÀS 20H
- Quinteto de Metais da Amazonas Filarmônica
- Direção: Hugo Pinheiro Integrantes:
- Músicos: Michel Sales e Anderson Medeiros (Trompete); Assen Anguelov (Trompa); Hugo Pinheiro (Trombone) e Micael Augusto (Trombone baixo)
24/11 (SEXTA-FEIRA), ÀS 20H
- Apresentação do Balé Folclórico do Amazonas
- Direção Artística: Monique Andrade Assistente de Direção: Magda Carvalho Inspetora: Simone Picanço
- Pesquisador e Coreógrafo residente: Eduardo Amaral Ensaísta: Rodrigo Colares
- Percussionista: Tércio Macambira Fisioterapeuta: Adson Duarte
- Concepção do espetáculo: Conceição Souza Direção Coreográfica: Flávio Soares e Conceição Souza
- Iluminação: Monique Andrade Montagem da trilha sonora: DJ Gabilan Operador de som: Rodrigo Colares
- Concepção de figurino: Conceição Souza
- Confecção de figurino: Central Técnica de Produção José Carlos Viana Marques
OFICINAS E MASTERCLASSES
OFICINAS DE METAIS
- 22 de novembro – 08h30 às 11h30 / 14h30 às 17h30
- 23 de novembro – 08h30 às 11h30 / 14h30 às 16h
- 24 de novembro – 08h30 às 11h30 / 14h30 às 17h30
- Professores: Michel Sales e Anderson Medeiros (Trompete); Assen Anguelov (Trompa); Hugo Pinheiro (Trombone) e Micael Augusto (Trombone baixo)
OFICINA DE PRÁTICA CORAL
- 22 de novembro – 08h30 às 11h30 / 14h30 às 17h30
- 23 de novembro – 08h30 às 11h30 / 14h30 às 17h30
- 24 de novembro – 08h30 às 11h30 / 14h30 às 17h30
- Professor: Fabiano Cardoso (Maestro Assistente do Coral do Amazonas)
Fonte: Da Redação