‘Onde há Defensoria, há justiça e cidadania’ é o tema do I Prêmio de Jornalismo da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR). O concurso pretende valorizar o compromisso com a garantia dos direitos à cidadania, à educação e os direitos humanos dos profissionais de imprensa do estado e acadêmicos de Comunicação.
Os profissionais, bem como os acadêmicos devem abordar, em reportagens e matérias, as ações realizadas pelos defensores públicos. Além da atuação do DPE em Roraima e o seu papel na defesa e garantia dos direitos das pessoas.
Quando se fala em assistência jurídica integral e gratuita, é possível listar uma série de atividades exercidas pela DPE-RR. A Defensoria atua em todas as áreas em que haja necessidade, como direito civil, direito de família, criminal e na área da infância e da juventude.
Além disso, o DPE-RR possui o programa ‘Defensoria Itinerante’. Ele tem o objetivo de prestar essas orientações e assistência gratuita à população do interior que não dispõe de atendimento da Defensoria Pública. Ou seja, nos municípios que não possuem comarca do Poder Judiciário.
“O prêmio é um reconhecimento da DPE-RR ao importante trabalho da imprensa, de democratizar o acesso à informação. O tema escolhido é de suma importância, pois além de abordar os serviços prestados pelas defensoras e defensores públicos, também traz luz sobre o olhar necessário de fortalecimento de aspectos estruturantes da Defensoria Pública”, disse o defensor público-geral, Oleno Matos.
Os candidatos podem desenvolver as reportagens e matérias em cinco categorias, sendo elas: Texto, para matérias publicadas em jornais, revistas, portais ou sites de notícias; Áudio, para conteúdo de emissoras de rádio; podcasts ou plataformas de streaming; Vídeo, com conteúdo em canais de televisão ou plataformas digitais; Fotojornalismo, para fotos publicadas em matérias de veículos impressos, jornais, revistas ou sites de empresas jornalísticas.
Os estudantes de Jornalismo podem realizar a inscrição livre em qualquer uma das categorias, mas devem indicar a opção “universitário”.
Dessa forma, serão aceitos trabalhos publicados no período entre novembro de 2022 e 31 de maio de 2023. Nesse sentido, cada participante poderá concorrer em apenas uma categoria, com até dois trabalhos.
Oleno ressalta que os profissionais e estudantes devem realizar as inscrições o quanto antes para que não percam o prazo.
“É muito importante que os interessados fiquem atentos às normas do edital e que, assim que possível, realizem suas inscrições com o material e o preenchimento do formulário com os dados pessoais, tendo em vista que, no nosso estado, diversas vezes passamos por uma instabilidade de internet ou qualquer outro imprevisto que possa acontecer. Não deixem para última hora”, explicou.
Fonte: Da Redação
Doação foi mediada pelo Tribunal de Justiça e formalizada durante a abertura da 2ª Semana…
Serão 8,3km de asfaltamento na estrada que dá acesso ao parque aquático AquaMak
Governador de Roraima foi denunciado por crimes de responsabilidade, como abuso de poder político e…
Continente africano registra maiores taxas desse tipo de crime
Última edição ocorreu nesse fim de semana no bairro Silvio Leite. Ação itinerante retorna em…
Pesquisa é do Instituto Patrícia Galvão e da Consulting do Brasil