Dorgival Dantas e dupla Marcos & Belutti - Fotos: Reprodução
A Prefeitura anunciou neste domingo, 17, que o Boa Vista Junina 2026 vai acontecer entre os dias 13 e 19 de junho, na Praça Fábio Marques Paracat, e contará com as atrações nacionais Dorgival Dantas e a dupla Marcos & Belutti, além de mais de 30 artistas locais.
Com o tema “O arraial que cresce junto com você”, o Boa Vista Junina tem como propósito valorizar a cultura popular, destacando tradições, símbolos e manifestações que atravessam gerações. Além das atrações musicais, o comentarista carnavalesco Milton Cunha fará uma participação especial com um workshop voltado para os quadrilheiros.
O prefeito Marcelo Zeitoune destacou que a gestão trabalha para manter o título de Maior Arraial da Amazônia. Conforme ele, o evento movimenta o turismo na capital, fortalece a economia local, beneficia a rede hoteleira e gera emprego e renda para a população.
“O público pode esperar muita alegria. A gente vai ter a apresentação das nossas quadrilhas, que já são uma tradição, além do ‘Ônibus do Forró’ e do concurso da Maior Paçoca do Mundo. A expectativa é, mais uma vez, atingir o recorde mundial e colocar novamente o nome de Boa Vista no Guinness Book”, afirmou.
Cerca de 28 quadrilhas participarão da programação, divididas em três grupos: Grupo de Acesso (12 quadrilhas), Grupo Especial (10 quadrilhas) e, como novidade deste ano, o Grupo Diamante (6 quadrilhas).
De acordo com o o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (FETEC), Dyego Monnzaho, o lançamento da programação do Boa Vista Junina já demonstra a força da edição deste ano, com o teatro lotado e a participação das quadrilhas no Concurso de Destaques Juninos.
“Todas as quadrilhas têm uma torcida muito forte e trabalham o ano inteiro para esse grande momento. A gente já espera essa dedicação e compromisso de cada grupo, porque, a cada ano, o movimento cresce ainda mais. Eles apresentam grandes trabalhos e verdadeiros espetáculos para a população”, afirmou.
Com tradição, alegria e muita performance, o público e os jurados foram encantados pela disputa entre os quadrilheiros em quatro categorias do Concurso de Destaques Juninos: Rei Matuto, Rainha Caipira, Casal de Noivos e Rainha Caipira da Diversidade. Conforme o presidente da Federação Roraimense de Quadrilhas Juninas (FERQUAJ), Jhonathas Rodrigues, o clima entre os grupos é de ansiedade e expectativa para o início dos concursos.
“Todo concurso gera aquele frio na barriga, e o nervosismo é normal, mas os grupos vêm se preparando há meses para esse momento. Tem quadrilha que começa a organização ainda no ano anterior. Quando um concurso termina, a preparação para o próximo já começa novamente”, afirmou.
Após apresentações de tirar o fôlego e a avaliação dos jurados, a nova realeza do Boa Vista Junina foi definida. Dessa forma, o destaque da noite ficou para a quadrilha Eita Junino, vencedora nas categorias Casal de Noivos e Rainha da Diversidade.
Além disso, a nova Rainha da Diversidade, Dandara Linzmayer, falou sobre a felicidade de ser coroada. “Para mim, é muito gratificante. São meses de ensaios intensos e cansativos, mas é uma honra representar toda a nação quadrilheira do estado de Roraima. Foram mais de três meses de preparação, e isso está só começando”, enfatizou.
O título de Casal de Noivos ficou com a quadrilha Garranxê. Com muita sintonia e emoção na apresentação, a dupla vencedora, Stephane Martins e Ander Santos, destacou que a preparação para o concurso exigiu dedicação intensa de toda a equipe, envolvendo ensaios, produção de figurinos e alegorias.
“Tivemos uma semana bem intensa de ensaios e toda uma preparação muito árdua. Foram dias madrugando para finalizar figurinos e coreografias, mas todo sacrifício valeu a pena. Hoje saímos campeões e muito felizes com esse resultado”, comemoraram.
Confira o resultado geral do concurso de Casal de Noivos, Rei Matuto, Rainha Caipira e Rainha da Diversidade do Boa Vista Junina 2026:
Casal de Noivos:
Rei Matuto:
Rainha Caipira:
Rainha Caipira da Diversidade:
Fonte: Da Redação
Medida permitirá o uso de até 20% do saldo do Fundo de Garantia ou até…
Caso foi registrado como homicídio culposo. Novos exames devem esclarecer a causa da morte de…
Foram detidos proprietários de estabelecimentos e responsáveis legais pelos menores
Convenção contou com uma mutidão de pessoas entre políticos e população da capital e do…
Convenção também anunciou o artista plástico Bartô Macuxi (PSOL) como candidato a vice-governador
Pesquisa aponta uso maior na rede privada e entraves à expansão