Expo Sebrae Delas será no Parque do Rio Branco

Evento incentiva as empreendedoras roraimenses, que ainda são minoria

Expo Sebrae Delas será no Parque do Rio Branco
Relatório do Sebrae em parceria com instituto mostra que as empreendedoras atuam mais nos segmentos de alimentação, beleza e vestuário – Foto: Divulgação

Mais de vinte empreendedoras de Roraima apresentarão seus produtos e serviços na Expo Sebrae Delas 2021. Em parceria com a Prefeitura de Boa Vista, a exposição será entre os dias 25, 26 e 27 de novembro, das 17h às 22h, no Parque do Rio Branco.

Os negócios de moda, beleza, alimentação, vestuário, decoração e outras fazem parte do projeto Sebrae Delas. O programa profissionaliza e apoia o empresariado feminino, conforme explica a gestora do projeto, Giodelma Andrade.

“A Expo Sebrae Delas é para as empreendedoras que fazem parte do programa Sebrae Delas, para que elas possam mostrar seus trabalhos e tudo que foi construído nessa parceria entre as empresárias e o Sebrae”, destacou.

Empreendedorismo ainda é mais comum entre homens

As mulheres são mais da metade dos empreendedores iniciais, ou seja, com no máximo apenas três anos e meio de atividade. Além disso, são as que mais criam negócios por necessidade: quase 55% delas, contra 46% dos homens.

Os dados são da considerada como a maior pesquisa do mundo sobre o tema. O relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2020 foi produzido pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).

Dessa forma, ao somar os segmentos em que as pessoas criam negócios, aponta que quase 60% das mulheres atuam em apenas seis atividades:

  • Serviços de alimentação e bebidas (24% delas, contra 13% deles);
  • Serviços de beleza (10,6% delas);
  • Serviços de beleza (10,6% delas);
  • Comércio de artigos de vestuário e acessórios (10,5% delas);
  • Confecção de peças de vestuário, exceto roupas íntimas (7,3%);
  • Comércio de produtos de perfumaria e higiene pessoal (4,7% delas, sendo que nenhum homem que respondeu à pesquisa disse atuar com isso);
  • Comércio de produtos de perfumaria e higiene pessoal (4,7% delas, também sem homens respondentes da pesquisa atuando no segmento).

Por fim, Carlos Melles, presidente do Sebrae, comenta:

“os empreendedores do gênero masculino conseguem obter mais oportunidades para iniciar um negócio no Brasil do que as mulheres, o que pode ser demonstrado também pela maior diversificação das atividades em que atuam. Ou seja, isso é fruto de desigualdades históricas que atingem a mulher no mercado e trabalhamos para equilibrar esse cenário com programas como o SEBRAE Delas.”

Fonte: Sebrae

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x