Diversão

Festa em Boa Vista: a história do ‘maior arraial da Amazônia’

Em Boa Vista, capital de Roraima, acontece o Maior Arraial da Amazônia. E depois de dois anos sem a festa com público, o arraial está de volta com o seu colorido e alegria. Então, conheça a história do Boa Vista Junina.

Assim, como em todo o Brasil, a tradição das festas juninas vem dos festejos católicos. E em Boa Vista, ela também começou com as festas das igrejas como por exemplo, a de São Sebastião, em meados de 1910.

E em seguida, a brincadeira de dançar quadrilhas foi para dentro das escolas. Mas, foi no ano de 1993, que a Prefeitura de Boa Vista passou a dar um caráter oficial para a festa.

Inicialmente, era o Arraial da Prefeitura e a festa levava as famílias para a Praça Capitão Clóvis. Contudo, com o fortalecimento da tradição e novos grupos culturais surgindo, o Arraial foi para um espaço maior. 

Assim, a partir do ano 2000, a festa tomou conta da Praça do Centro Cívico. Porém, foi só em 2001 que o Arraial da Prefeitura virou o Boa Vista Junina, conforme explica o presidente do Time MDB RR, Romero Jucá.

“A evolução do Boa Vista Junina acompanhou, portanto, as melhorias que nós fizemos na infraestrutura da cidade. E este ano, com certeza, as pessoas vão se surpreender com a nova proposta da Prefeitura, que ocupa uma área muito maior e tradicional da nossa cidade”.

Boa Vista Junina em Nova Iorque

Para virar o Maior Arraial da Amazônia, Romero Jucá garantiu recursos junto ao Ministério do Turismo. E assim, em 2014, o Boa Vista Junina foi parar em Nova Iorque.

“Foi uma ação de divulgação da festa, numa parceria com a Embratur. E desta forma, demos visibilidade para as tradições das festas juninas no Extremo Norte do país”.

Em 2015, ao completar 15 anos, o Boa Vista Junina mudou de novo. E desta vez, o espaço escolhido foi a Praça Fábio Marques Paracat. Além de uma nova casa, o Maior Arraial da Amazônia ganhou outra tradição: a paçoca.

Conforme a ex- prefeita Teresa Surita, na época, a ideia foi mostrar para o mundo a diversidade cultural do Estado. “A gente quis despertar no mundo inteiro o desejo de provar a paçoca de Boa Vista”.

E este ano, a meta é superar a última marca de 1 tonelada e 50 quilos de paçoca. E, no dia 18, ela será distribuída gratuitamente para as pessoas que estiverem no Boa Vista Junina.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

16 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

17 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

18 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

19 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

20 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

20 horas ago