Diversão

Maior casa de espetáculos em RR, Teatro Municipal de Boa Vista completa cinco anos

A maior casa de espetáculos em Roraima, o Teatro Municipal de Roraima está completando cinco anos nesta quinta-feira (15).

O Teatro Municipal se tornou patrimônio histórico e artístico do município. Logo, desde sua inauguração, foram promovidos assim, mais de 360 espetáculos dos mais diversos segmentos. O que contabiliza então, um público superior a 130 mil pessoas.

Investimento

Dessa forma, ele se tornou também se tornou também um lar onde nascem novos artistas. No início deste ano, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) deu início ao Curso de Balé Infantojuvenil, atendendo gratuitamente alunos com idade entre 5 e 7 anos.

Contudo, no mesmo período iniciou a Oficina de Teatro para adultos. Ela leva conhecimento técnico por meio de aulas gratuitas.

Estrutura

Além disso, a casa possui salas para espetáculos e espaços destinados a cursos e exposições. A sala Roraimeira é a principal sala. Ela tem capacidade para 1.096 lugares, acústica perfeita, palco com aproximadamente 700 m², em caixa cênica italiana, possuindo quartelada e fosse da orquestra.

Já a sala Teatro Escola, tem então, a capacidade de 167 lugares. preparada para receber eventos de pequeno a médio porte.

E, tem a sala Multiso, com 250 lugares. Dessa forma, a estrutura com recursos de climatização, cadeiras e mesas. Salas destinadas a eventos como, Projetos de workshops, Cursos, Palestras, Simpósios, Seminários, Congressos e similares. Ela tem também, 4 camarins coletivos e 2 individuais, sala de apoio, sala de impressa, copas, banheiros, com toda acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Curiosidades

A identidade visual do Teatro Municipal é uma inspiração iconográfica yanomami. No lado superior esquerdo está representada a visão, com tudo aquilo que podemos ver, o foco, brilho, a luz, danças e gestos.

Logo ao lado, audição, com símbolos que representam a reverberação das ondas sonoras, o ecoar do som, as ondas sonoras, a música, a fala, som das pessoas, som dos instrumentos.

Por fim, na parte inferior esquerda, o tato, representando pelo sistema de leitura em braille, trazendo uma mensagem de integração de todos, acessibilidade, o aceitar das diferenças. Por último, o paladar, desenho que lembra uma língua, com a proposta de  trazer também elementos da nossa riquíssima culinária, sabores, cores e cheiros.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Eleições 2024: confira os temas proibidos na propaganda eleitoral

Candidatos devem estar atentos aos tópicos vedados na propaganda

40 minutos ago

Sine oferta 89 vagas de emprego para Roraima nesta sexta-feira; confira

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

2 horas ago

Tio é preso por estuprar a própria sobrinha no Cantá

Vítima relatou que a violência sexual acontecia pelo menos uma vez na semana enquanto sua…

14 horas ago

É falsa informação que imigrantes invadiram Hospital da Criança durante tiroteio

Imigrantes levaram um ferido ao hospital infantil em busca de atendimento, mas foram orientados a…

14 horas ago

HGR pede comparecimento com urgência de familiares de paciente

Claudiane Alencar Barbosa de 43 anos, está internada no setor de psiquiatria do hospital

14 horas ago

Ministério Público vai apurar denúncias relacionadas à falta de estrutura na maternidade reinaugurada do Governo

No início desta semana, uma família denunciou a morte de um bebê por falta de…

15 horas ago