Durante dois fins de semana, os ensaios abertos das quadrilhas para o Boa Vista Junina agitaram as praças da capital, como uma pequena mostra de alegria que será o Maior Arraial da Amazônia. Neste último,, a praça do Cidade Satélite recebeu no sábado (3) o “Eita Junino” e “Sinhá Benta”. E no domingo (4), quem levou o giro alto das saias foi a “Explosão Caipira” e “Amor Caipira”.
A quadrilha Sinhá Benta se apresentou primeiro e já contagiou a plateia nas arquibancadas. Wirley Saldanha, animador do grupo, ressaltou a importância desse incentivo. “A prefeitura sempre nos apoia e o prefeito Artur vem mantendo esse compromisso, dando oportunidade para a nossa cultura. E a gente agradece, pois tem muita gente que não pode ir ao Boa Vista Junina”.
Da mesma forma, a quadrilha Eita Junino também deu um spoiler de todo o brilho que levará ao tablado. Atentos às apresentações, o motorista Gutenberg França, assim como toda a sua família festejaram bastante. Ele, que dançou em quadrilhas junina s por 6 anos, se sentiu em casa.
“É muito importante trazer para os bairros. Eu moro perto da praça e se fosse lá ao centro era mais difícil de eu ir e como é aqui perto eu e minha família podemos estar aqui”.
Quem também marcou presença nos dois dias foi a comerciante Sueide Souza Marques, que além de se divertir, aproveitou para garantir renda extra. “Eu e meu esposo dependemos unicamente de eventos para sobreviver e essa oportunidade de ir aos bairros com mais um evento onde as pessoas não podem ir ao centro é uma iniciativa muito importante da prefeitura”, disse.
Quadrilhas levaram tradição e novidades
Finalizando o ensaio aberto no domingo, o público conferiu um pouco da quadrilhas “Explosão Caipira” e “Amor Caipira”. Músicas tradicionais e as novidades de 2023 animaram a noite. A Explosão, com sua viagem ao futuro, e a Amor, com uma emocionante romaria, deram uma “palinha” do que vem por aí.
Os ensaios, promovidos pela Prefeitura de Boa Vista, foram uma forma de democratizar do que é conhecido como o Maior Arraial da Amazônia. Conforme o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Dyego Monnzaho, nos quatro dias de ensaio, a gestão criou uma conexão muito forte com a comunidade.
“As quadrilhas puderam mostrar o trabalho que são desenvolvidos durante meses. Além disso, os ensaios também aquecem a economia, pois nos dois finais de semana vendedores dos mais variados segmentos estavam presentes”, disse ele.
O Boa Vista Junina 2023 vai acontecer entre os dias 20 e 25, na Praça Fábio Marques Paracat e promete ser inesquecível. Confira as novidades e programação nas redes sociais da prefeitura.
Fonte: Da Redação