Economia

A história da soja em Roraima: como os primeiros grãos chegaram aqui

O Estado de Roraima é visto por muitos como a nova fronteira agrícola do país. E neste meio tempo, o produto que mais se destaca é a soja. Contudo, você sabe como a soja chegou por aqui? Quem conta a história da soja em Roraima é o presidente do MDB RR, Romero Jucá.

“A história da soja em Roraima começa no meu governo, em 1988. Naquela época, eu tinha que criar uma matriz econômica para o Estado que estava nascendo. Assim, eu estudei as opções e junto com a Embrapa, construímos a solução da soja para o cultivo no estado”.

O então governador Romero Jucá não tinha muito prazo para implantar a nova cultura no estado. Por isso, depois de vencer o desafio de achar uma semente apta ao cultivo local, ele teve que correr contra o tempo.

“Eu só tive um ano e cinco meses no governo. Por isso, eu tinha que pensar em soluções rápidas. Então, eu tive que dar um jeito de trazer logo as sementes de soja para o estado. E foi aí que eu tomei uma decisão bem diferente”.

Romero Jucá fretou um avião cargueiro. E foi assim, voando pelos céus do Brasil, que as primeiras sementes de soja chegaram no Extremo Norte do país.

A História da Soja em Roraima: José Sarney na primeira colheita

O projeto inicial da soja no Estado teve 10 produtores. Entre eles, o empresário Walter Suíço. Na época, ele tinha uma fazenda no município do Bonfim, que em 1995, virou o município do Cantá.

E foi na fazenda dele, que a história da soja em Roraima ganhou um novo capítulo, conforme conta Romero Jucá.

“A gente viu que a produção da soja aqui tinha muito potencial. Ou seja, nós tínhamos as terras, as condições naturais e gente para plantar. Então, deu certo. Contudo, nós tínhamos que criar um marco dessa produção e foi por isso que eu trouxe o presidente na época o José Sarney, para fazer a primeira colheita da soja em Roraima”.

Desde então, a cultura do grão segue crescendo. No ano passado, por exemplo, o estado teve 80 mil hectares do grão plantado. Além disso, países como a Rússia, a Turquia e a Espanha compraram a soja de Roraima.

Assim, a soja movimentou US$ 71,4 milhões só em 2021. E, conforme a Secretaria Estadual de Agricultura, para este ano, a previsão é chegar em 120 mil hectares plantados.

O Legado da Soja

A história da soja em Roraima faz parte de uma série de conteúdos históricos que o presidente do MDB RR, Romero Jucá está trazendo para as suas redes sociais. No total são oito temas, onde ele lembra fatos e ações que são importantes até hoje.

Dessa forma, todas as quintas-feiras, o público vai conferir um tema diferente. Conforme Romero Jucá, a ideia é contar a história do Estado por meio do seu trabalho. Por isso, o projeto ganhou o nome de ‘Legados’.

“Nele eu conto histórias como a da construção dos sistemas de água de Boa Vista, bem como, o trabalho para chegar na conquista do enquadramento. Então, é legal para quem não viveu isso e, claro, para os nossos jovens. Porque o legado não é só a ação feita, mas também esse conteúdo que, com certeza, é uma contribuição para a história de Roraima”.

Para assistir ao Legado A história da Soja em Roraima, acesse: https://bit.ly/Legado_Soja.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Polícia Federal prende vereador Sandro Baré com R$ 50 mil em espécie e arma de fogo

Ele foi detido na manhã deste domingo, 6, após uma denúncia anônima

45 minutos ago

Locais de votação em Boa Vista têm registros de derrame de santinhos neste domingo

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, a pessoa que for pega derramando material de…

50 minutos ago

Mauro Nakashima vota na Escola Municipal Centenário: ‘estou feliz com o trabalho que fizemos’

Arquiteto chegou ao local por volta das 9h10 e estava acompanhado da esposa e filho

1 hora ago

Lincoln Freire vota na Faculdade Cathedral: ‘estamos confiantes’

Político chegou ao local por volta das 8h40 acompanhado da equipe de assessores

1 hora ago

Ambulantes garantem renda extra nos locais de votação em Roraima

Vendedores disponibilizam diversos itens que vão desde o café da manhã até o lanche da…

2 horas ago

Arthur Henrique vota na Universidade Estadual: ‘expectativa positiva’

Prefeito da capital e candidato à reeleição chegou ao local de votação por volta das…

2 horas ago