Conselho Nacional das ZPEs vai analisar em breve, o pedido para renovar a ZPE de Boa Vista - Foto: Divulgação
A ZPE de Boa Vista vai ser instalada em breve. Foi o que garantiu o secretário Especial de Produtividade e Competitividade, Carlos Costa.
Ele é do Ministério da Economia e comanda a equipe responsável por autorizar o funcionamento das Zonas de Processamento de Exportação em todo o país.
Na tarde de ontem (1º), o secretário recebeu o prefeito Arthur Henrique e o presidente do MDB de Roraima, Romero Jucá, para falar sobre a renovação da ZPE de Boa Vista. E a resposta foi positiva.
Segundo o presidente do MDB de Roraima, Romero Jucá, o Conselho Nacional das ZPEs vai analisar em breve, o pedido para renovar a ZPE de Boa Vista.
“Eu estou tratando dessa questão desde o ano passado. E no começo de 2021, recebemos do secretário Carlos da Costa, o compromisso de renovar a ZPE de Boa Vista. E hoje, com o prefeito Arthur Henrique, temos a boa notícia oficial sobre a renovação. Ou seja, é um tema importante para o desenvolvimento e para o futuro de Roraima“.
Romero Jucá elogiou o apoio do presidente Jair Bolsonaro, do Ministro Paulo Guedes e da equipe econômica do Governo Federal para o novo Marco Legal ZPEs.
“A forma anterior trazia dificuldades para as ZPEs, principalmente, nessa crise mundial gerada pela pandemia. Agora, temos uma norma moderna e que vai ajudar a gerar novos empregos”, disse o presidente do MDB de Roraima.
Conforme o secretário, o novo Marco Legal das ZPE atualizou a legislação e o funcionamento dessas Zonas em todo o país. Assim, ela atende também a ZPE de Boa Vista.
“Muitos dos projetos aprovados antes estavam parados porque a legislação não era a ideal. Com a atualização, várias Zonas podem funcionar. E da mesma forma, a ZPE de Boa Vista é uma delas”.
Segundo ele, há uma expectativa muito grande com a ZPE de Boa Vista. Tanto que já há investidores que querem se instalar em Roraima.
“Nós acreditamos que a ZPE de Boa Vista tem um futuro brilhante. Inclusive, com pessoas já interessadas em construir, em comprar áreas e em fazer investimentos. Então, a Prefeitura pode contar com o Governo Federal para gerar empregos com esse projeto”, disse.
De acordo com o prefeito Arthur Henrique, a Prefeitura está pronta para seguir com as ações da ZPE de Boa Vista. “Nós agradecemos o apoio do Ministério da Economia e de toda sua equipe. Agora, vamos seguir com esse projeto que vai trazer desenvolvimento para Boa Vista e, da mesma forma, para Roraima”.
As Zonas de Processamento de Exportação são áreas de livre comércio com o exterior. Assim, as empresas que funcionam nesses espaços têm regras diferentes para produção e venda, além de incentivos fiscais.
Antes, as empresas das ZPE tinham que exportar 80% da sua produção. Assim, apenas 20% era vendido no mercado local. No entanto, o Novo Marco Legal mudou isso e trouxe outras vantagens para melhorar o funcionamento dessas Zonas Especiais.
Conforme o Governo Federal, o cenário pós-pandemia é ideal para a instalação das ZPEs, atraindo investimentos e gerando empregos. Atualmente, o Brasil possui 14 ZPEs autorizadas e em instalação. A ZPE de Boa Vista é uma delas.
Por Redação
Com o impacto, carro acabou capotando e o senhor tendo um corte superficial na testa…
Seed afirmou que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar de Roraima
Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor
Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…
Próximo sorteio acontece neste sábado, 6
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…