Secretário garante renovação da ZPE de Boa Vista

Atualmente, Brasil possui 14 ZPEs autorizadas e em instalação, entre elas a de Boa Vista

Secretário garante renovação da ZPE de Boa Vista
Conselho Nacional das ZPEs vai analisar em breve, o pedido para renovar a ZPE de Boa Vista – Foto: Divulgação

A ZPE de Boa Vista vai ser instalada em breve. Foi o que garantiu o secretário Especial de Produtividade e Competitividade, Carlos Costa.

Ele é do Ministério da Economia e comanda a equipe responsável por autorizar o funcionamento das Zonas de Processamento de Exportação em todo o país.

Na tarde de ontem (1º), o secretário recebeu o prefeito Arthur Henrique e o presidente do MDB de Roraima, Romero Jucá, para falar sobre a renovação da ZPE de Boa Vista. E a resposta foi positiva.

Segundo o presidente do MDB de Roraima, Romero Jucá, o Conselho Nacional das ZPEs vai analisar em breve, o pedido para renovar a ZPE de Boa Vista.

“Eu estou tratando dessa questão desde o ano passado. E no começo de 2021, recebemos do secretário Carlos da Costa, o compromisso de renovar a ZPE de Boa Vista. E hoje, com o prefeito Arthur Henrique, temos a boa notícia oficial sobre a renovação. Ou seja, é um tema importante para o desenvolvimento e para o futuro de Roraima“.

Romero Jucá elogiou o apoio do presidente Jair Bolsonaro, do Ministro Paulo Guedes e da equipe econômica do Governo Federal para o novo Marco Legal ZPEs.

“A forma anterior trazia dificuldades para as ZPEs, principalmente, nessa crise mundial gerada pela pandemia. Agora, temos uma norma moderna e que vai ajudar a gerar novos empregos”, disse o presidente do MDB de Roraima.

ZPE de Boa Vista: investimentos vão gerar empregos

Conforme o secretário, o novo Marco Legal das ZPE atualizou a legislação e o funcionamento dessas Zonas em todo o país. Assim, ela atende também a ZPE de Boa Vista.

“Muitos dos projetos aprovados antes estavam parados porque a legislação não era a ideal. Com a atualização, várias Zonas podem funcionar. E da mesma forma, a ZPE de Boa Vista é uma delas”.

Segundo ele, há uma expectativa muito grande com a ZPE de Boa Vista. Tanto que já há investidores que querem se instalar em Roraima.

“Nós acreditamos que a ZPE de Boa Vista tem um futuro brilhante. Inclusive, com pessoas já interessadas em construir, em comprar áreas e em fazer investimentos. Então, a Prefeitura pode contar com o Governo Federal para gerar empregos com esse projeto”, disse.

De acordo com o prefeito Arthur Henrique, a Prefeitura está pronta para seguir com as ações da ZPE de Boa Vista. “Nós agradecemos o apoio do Ministério da Economia e de toda sua equipe. Agora, vamos seguir com esse projeto que vai trazer desenvolvimento para Boa Vista e, da mesma forma, para Roraima”.

O que é a ZPE?

As Zonas de Processamento de Exportação são áreas de livre comércio com o exterior. Assim, as empresas que funcionam nesses espaços têm regras diferentes para produção e venda, além de incentivos fiscais.

Antes, as empresas das ZPE tinham que exportar 80% da sua produção. Assim, apenas 20% era vendido no mercado local. No entanto, o Novo Marco Legal mudou isso e trouxe outras vantagens para melhorar o funcionamento dessas Zonas Especiais.

Conforme o Governo Federal, o cenário pós-pandemia é ideal para a instalação das ZPEs, atraindo investimentos e gerando empregos. Atualmente, o Brasil possui 14 ZPEs autorizadas e em instalação. A ZPE de Boa Vista é uma delas.

Por Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x