ALI Rural: Pequenos produtores de Roraima têm aumento de faturamento em 28% através de acompanhamento gratuito

Mais de 50 pequenos negócios rurais roraimenses receberam acompanhamento do Sebrae para aumentar a competitividade no campo

ALI Rural: Pequenos produtores de Roraima têm aumento de faturamento em 28% através de acompanhamento gratuito
Projeto para produtores rurais – Foto: Divulgação/Sebrae

Pequenos produtores rurais de Roraima acompanhados pelo projeto ALI Rural, do Sebrae, alcançaram, na média, um aumento de 28,6% no faturamento de suas propriedades, contra 17% a nível de Brasil. Em um balanço nacional, são mais de 11 mil agricultores familiares que receberam, entre setembro de 2022 e novembro de 2023, capacitações e acompanhamento em técnicas de inovação e desenvolvimento sustentável. Em Roraima, no ciclo 1 e 2 o projeto acompanhou 56 negócios.

De acordo com o Sebrae, o processo de inscrições para nova adesão ao projeto ALI Rural está aberto até dia 31 de janeiro. Atualmente, em todo o país, são 416 agentes que acompanham os produtores por meio de uma jornada de um ano. São encontros em que os empreendedores têm acesso a ferramentas de inovação para ampliar o seu olhar para a sua produção.

Um dos maiores benefícios para os agricultores se dá pela incorporação de uma cultura de inovação na gestão do negócio rural. Nesse sentido, entre os auxílios está a implementação de controles gerenciais, as boas práticas agropecuárias e orientações sobre melhorias no processo produtivo.

Como funciona o projeto ALI Rural?

Os Agentes Locais de Inovação aplicam o diagnóstico “Radar de Inovação” na propriedade, identificam os potenciais e os gargalos de inovação. Além disso, eles trabalham os desafios do produtor rural e planejam ações que possam ser aplicadas durante a jornada.

Por um ano, o ALI Rural acompanha o produtor rural e mensura os resultados por meio do aumento do faturamento ou da redução dos custos.

São realizados encontros presenciais, individuais e coletivos, além de apresentações, imersões e palestras voltadas à inovação, na prática, em cinco dimensões:

  • Melhoria de produtividade;
  • Controles gerenciais;
  • Redução de custos;
  • Novos produtos;
  • Marketing e vendas.

Por fim, para participar é preciso procurar o escritório regional no estado ou a própria sede do Sebrae nas capitais. Outro alternativa para contato é a central de atendimento via 0800 ou canais digitais disponíveis.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x