Economia

AME BV impulsiona empreendedorismo indígena nas comunidades de Boa Vista

Na comunidade Darôra, região do Baixo São Marcos, Clara Sarmento, de 58 anos, recebe seus clientes com um sorriso acolhedor, o mesmo que carrega há décadas, desde os tempos em que sonhava em ter o próprio negócio. Ela é uma das 100 indígenas beneficiadas pelo “ARI’KUTA CRED”, linha de crédito lançada em 2023 pela Prefeitura de Boa Vista, por meio da Agência Municipal de Empreendedorismo (AME BV).

O nome, que em Macuxi significa “florescer”, não poderia traduzir melhor a transformação que a empreendedora viveu. Internet, energia, bem como plano de celular: tudo vem da renda gerada no minimercado, que oferece desde produtos regionais como farinha até cosméticos e itens de perfumaria.

“Com esse apoio da prefeitura, por meio da AME BV, eu dupliquei a quantidade de produtos que vendo. Minha renda melhorou e consigo pagar todas as contas com tranquilidade”, contou.

Organização como raiz do sucesso

Antes mesmo do crédito chegar, Clara já cuidava do seu negócio com zelo e disciplina. E com o incentivo da AME BV ela conseguiu ampliar o seu empreendimento. “Sempre fui organizada, mas esse apoio completou o que faltava. Me senti valorizada. Nós, indígenas, somos ótimos empreendedores”, afirmou.

O caminho até o programa foi recomendado por uma prima, que já havia se inscrito e incentivou Clara a tentar. Hoje, ela celebra não só a sua conquista, mas a da comunidade. “Foi bom pzra mim, mas também para outros empreendedores do Darôra. A AME BV não esqueceu da gente. Isso nos dá esperança”, disse.

Florescimento coletivo

O “ARI’KUTA CRED” atua em 15 comunidades indígenas de Boa Vista, onde os principais segmentos atendidos são: alimentação, agricultura e serviços. A diretora-presidente da AME, Luciana Surita, destaca que os beneficiados aplicaram corretamente os recursos recebidos nos planos construídos em conjunto com a agência.

“Mais do que crédito, a prefeitura oferece dignidade, visibilidade e a chance de crescer com autonomia, respeitando a identidade cultural de cada empreendedor. Muitos já quitaram os contratos e conseguiram acessar novas linhas de crédito. A AME BV ainda mantém um acompanhamento contínuo, com visitas para orientar e avaliar os empreendimentos”, destacou.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

8 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

10 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

12 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

13 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

13 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

14 horas ago