Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Em audiência pública no Senado Federal, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, detalhou os fatores que levaram ao aumento de 24,13% na tarifa de energia em Roraima. O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 25.
Conforme o dirigente, a principal mudança foi estrutural. Isso porque, segundo ele, a entrada definitiva de Roraima no Sistema Interligado Nacional (SIN), após a inauguração do Linhão de Tucuruí, alterou a forma de cobrança da energia elétrica.
“Caso não houvesse interligação, nós teríamos um reajuste da ordem de 18%, que também é um valor considerado expressivo. E por que esses outros valores ocorreriam? Em função de outros custos que também existiriam quando a operação é isolada, notadamente o custo de geração, que é mais caro, em razão da operação isolada”.
Conforme a Aneel, a conexão ao sistema nacional fez com que o estado passasse a dividir encargos e despesas que antes não eram cobrados dos consumidores locais, incluindo custos de transmissão e políticas públicas do setor elétrico. Esses encargos setoriais respondem por cerca de 9% do aumento tarifário em Roraima.
Apesar da alta, Feitosa afirmou que a tendência é de redução das tarifas nos próximos anos, principalmente com o desligamento de usinas termelétricas.
“A tarifa de 2027 certamente será menor do que o valor que foi aplicado em 2026. Já sinalizando que em 2026, em julho, em função do desligamento de diversas usinas termelétricas, a tarifa também já será menor”.
O Linhão de Tucuruí marcou o fim do isolamento energético do estado, que durante anos dependeu de termelétricas e importação de energia. A nova estrutura permite transferência de eletricidade entre regiões do país e reduz o risco de apagões.
As obras para a construção do empreendimento foram de responsabilidade da Transnorte Energia S.A, contratada pela União em 2011 por meio de um leilão. A previsão inicial de término era 2015, o que não ocorreu, já que foi necessário aprovação dos Waimiri-Atroari. É que grande parte das torres passa pela Terra Indígena Waimiri-Atroari, no Amazonas.
Fonte: Da Redação
Vítima e o acusado viviam no mesmo conjunto habitacional, o que teria facilitado a prática…
No Brasil, país com a maior diversidade de vagalumes do mundo, muitas espécies permanecem desconhecidas…
Equipe do Samu realizou os protocolos de atendimento avançado por 45 minutos, mas vítima não…
Governo de Roraima ampliou as ações de enfrentamento aos impactos do período chuvoso. Operação mobiliza…
Feira do Empreendedorismo reuniu alunos da Escola Municipal Palmira de Castro, no bairro Professora Araceli
Aumento expressivo no número de ações levou magistrados a reforçarem análise da boa-fé dos devedores…