O prefeito Arthur Henrique (MDB) está em Manaus (AM) participando da 310ª Reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), presidida pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckimin. Também participam do encontro parlamentares, representantes de entidades de classe e governantes da área de atuação da Suframa.
Arthur Henrique conversou com Alckimin sobre as ações da Prefeitura voltadas à primeira infância. Além disso, destacou a importância do município de Boa Vista no desenvolvimento regional. Do mesmo modo, ele se reuniu com dirigentes industriais locais e ressaltou as possibilidades de investimento na capital. Principalmente nos setores de agroindústria, biotecnologia e tecnologia da informação.
“Temos grande potencial agrícola e podemos ser parceiros de Manaus, principalmente para a industrialização de alimentos em complemento à produção de bens da Zona Franca. Diálogos como esses são fundamentais para possibilitar os caminhos que promovam o nosso desenvolvimento econômico e que gerem emprego e renda para a população de Boa Vista”, disse.
A 310ª CAS tem como pauta 42 projetos industriais de serviços e agropecuários com previsão de investimentos da ordem de R$ 727,3 milhões. Além disso, há a expectativa de geração de 1.006 novos postos de trabalho e faturamento projetado de R$ 4,2 bilhões.
Um dos pontos altos do evento foi a assinatura do Contrato de Gestão do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA). Assim, passará a ter poder jurídico para transformar as riquezas da biodiversidade e produtos industriais, com geração de emprego e renda para a região.
Jornada
Na última semana, a capital sediou a 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento, evento da Suframa em parceria com a Prefeitura de Boa Vista que reuniu, pela primeira vez, entidades como Banco da Amazônia (Basa), Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
A jornada teve como objetivo fomentar o empreendedorismo local, por meio de discussões de possibilidades de investimento em pesquisa e inovação, além de elencar todos os benefícios fiscais para Boa Vista e para Roraima. Também foram explicadas as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus (ZFM) e Áreas de Livre Comércio (ALCs).
Fonte: Da Redação