A Comunidade Indígena Sucuba recebeu nesta terça-feira, 2, materiais de irrigação do Plano de Gestão do Territorial e Ambiental (PGTA). Assim, os itens fortalecerão a produção agrícola local.
A brigada Pataxibas, grupo de brigadistas indígenas, auxiliaram no descarregamento dos canos, tampas das caixas d’águas, mangueiras e canos. Além disso, o grupo recebeu, por outro projeto, enxadas e portas.
A Comunidade Indígena Sucuba recebeu, anteriormente, outros materiais para o desenvolvimento da agricultura como maquinários de irrigação, bem como painéis solares.
A ação reforça o compromisso da comunidade com práticas sustentáveis e com o enfrentamento das mudanças climáticas, destacando que todas essas ações respeitam os conhecimentos tradicionais.
Conforme objetivo do PGTA, os materiais beneficiarão diretamente a roça das mulheres e jovens da Comunidade Indígena Sucuba, melhorando o cultivo e garantindo melhores condições de trabalho.
Ao mesmo tempo, o Plano contemplou a comunidade com investimentos para construção de barracões e materiais para cercar áreas da comunidade.
A iniciativa recebeu apoio dos parceiros Nia Tero, Instituto Clima e Sociedade (ICS) e Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID). Outro parceiro para o desenvolvimento da agricultura na Comunidade Indígena Sucuba é o Conselho Indígena de Roraima (CIR), que auxiliou com a compra e entrega dos materiais.
Fonte: Da Redação

