Economia

Confiança do empresário: terceiro trimestre supera o resultado dos meses anteriores

A confiança dos empresários no terceiro trimestre deste ano superou em 3,5 pontos a marca registrada na média dos três meses anteriores, revela o Índice de Confiança das Micros e Pequenas Empresas (IC-MPE) da Sondagem dos Pequenos Negócios, conduzida pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ou seja, foi o primeiro trimestre de 2023 em que o resultado foi positivo em todos os setores de atividades. Destacando os Serviços, Comércio e Indústria da Transformação.

Além disso, o estudo sinaliza que a redução da inflação, aliada à melhora do mercado de trabalho, e as políticas de mitigação do risco fiscal foram os motivos para elevar o otimismo nos pequenos negócios, na média do terceiro trimestre.

“Para os próximos meses, a expectativa é ainda melhor com as mudanças já em curso proporcionadas pelo bom momento da economia, como as políticas de redução de endividamento da população; a criação de uma política de Estado para as demandas da MPE com o Ministério do Empreendedorismo; a redução da carga tributária e facilitação do acesso a crédito” destacou Décio Lima, presidente do Sebrae.

O IC-MPE é composto pela soma do Índice de Situação Atual, que mede a situação dos negócios e a demanda atual, assim como o Índice de Expectativas (média dos quesitos de tendências dos negócios e demanda prevista).

Balanço do Trimestre

A confiança dos empreendedores na média do terceiro trimestre apresentou uma retomada em todos os setores. O Comércio apresentou o maior crescimento entre os pesquisados, influenciado, exclusivamente, pelo segmento varejo restrito. Em Serviços, a safra recorde na agricultura rendeu maior otimismo dos serviços de transporte.

Já o setor da Indústria conseguiu reverter o sinal negativo do segundo trimestre para um avanço sólido no terceiro, de 3,8 pontos. Garantido, em grande parte, pelo segmento de refino e produtos químicos. Tal cenário se deve, à redução dos preços da gasolina, diesel e gás de cozinha (GLP), bem como dos custos de alimentos e dos transportes.

Dessa forma, o presidente do Sebrae acredita que as festividades de fim de ano e a possibilidade de contratação de mão de obra para os próximos meses podem levar ainda mais a um aumento do índice nas empresas de comércio e serviços.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Em Caracaraí: motorista é preso por estuprar enteada

Vítima foi encaminhada ao hospital e ao Instituto Médico Legal para exame de corpo de…

2 minutos ago

Sine oferta 95 vagas para Roraima nesta segunda-feira, 25

Vagas são para pessoas com ou sem experiência

1 hora ago

Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax

19 horas ago

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE

22 horas ago

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023

24 horas ago

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

Medida proíbe uso do produto para fins estéticos

1 dia ago