Economia

Confiança do empresário: terceiro trimestre supera o resultado dos meses anteriores

A confiança dos empresários no terceiro trimestre deste ano superou em 3,5 pontos a marca registrada na média dos três meses anteriores, revela o Índice de Confiança das Micros e Pequenas Empresas (IC-MPE) da Sondagem dos Pequenos Negócios, conduzida pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ou seja, foi o primeiro trimestre de 2023 em que o resultado foi positivo em todos os setores de atividades. Destacando os Serviços, Comércio e Indústria da Transformação.

Além disso, o estudo sinaliza que a redução da inflação, aliada à melhora do mercado de trabalho, e as políticas de mitigação do risco fiscal foram os motivos para elevar o otimismo nos pequenos negócios, na média do terceiro trimestre.

“Para os próximos meses, a expectativa é ainda melhor com as mudanças já em curso proporcionadas pelo bom momento da economia, como as políticas de redução de endividamento da população; a criação de uma política de Estado para as demandas da MPE com o Ministério do Empreendedorismo; a redução da carga tributária e facilitação do acesso a crédito” destacou Décio Lima, presidente do Sebrae.

O IC-MPE é composto pela soma do Índice de Situação Atual, que mede a situação dos negócios e a demanda atual, assim como o Índice de Expectativas (média dos quesitos de tendências dos negócios e demanda prevista).

Balanço do Trimestre

A confiança dos empreendedores na média do terceiro trimestre apresentou uma retomada em todos os setores. O Comércio apresentou o maior crescimento entre os pesquisados, influenciado, exclusivamente, pelo segmento varejo restrito. Em Serviços, a safra recorde na agricultura rendeu maior otimismo dos serviços de transporte.

Já o setor da Indústria conseguiu reverter o sinal negativo do segundo trimestre para um avanço sólido no terceiro, de 3,8 pontos. Garantido, em grande parte, pelo segmento de refino e produtos químicos. Tal cenário se deve, à redução dos preços da gasolina, diesel e gás de cozinha (GLP), bem como dos custos de alimentos e dos transportes.

Dessa forma, o presidente do Sebrae acredita que as festividades de fim de ano e a possibilidade de contratação de mão de obra para os próximos meses podem levar ainda mais a um aumento do índice nas empresas de comércio e serviços.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Arthur Henrique lidera pesquisa Inope com 70%; Catarina tem 20%, Nakashima 1,2% e Lincoln 0,3

Segundo a pesquisa, o atual prefeito vence eleição no primeiro turno com grande vantagem sobre…

2 horas ago

‘A Maratona de uma Vida’: medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro Lima ministra palestra em Boa Vista

Evento acontece às 19h do dia 18 de outubro. Veja como adquirir ingressos

3 horas ago

Polícia Federal apreende R$ 67 mil em ações de combate ao crime eleitoral no interior de Roraima

Apreensões ocorreram em Mucajaí e Caracaraí após denúncias. Equipe também prendeu um suspeito de comprar…

5 horas ago

Esquema de compra de votos na Raposa Serra do Sol é destaque em reportagem nacional

Conforme reportagem do Estadão, principais candidatos que disputam a Prefeitura do município prometem favores aos…

7 horas ago

Eleitor precisa baixar e-Título até este sábado

Download será suspenso pela Justiça Eleitoral amanhã

8 horas ago

Duas pessoas são presas e nove toneladas de cassiterita são apreendidas em Boa Vista

Também foram apreendidos maquinários e uma arma de fogo

9 horas ago