Com o objetivo de assegurar melhores políticas públicas voltadas para a empreendedora brasileira e, também, aumentar a inclusão econômica e independência financeira das mulheres, a Frente Parlamentar pela Mulher Empreendedora foi lançada nesta quarta-feira (05), na Câmara dos Deputados, em Brasília. Liderança do setor produtivo em Roraima, a Deputada Federal Helena Lima (MDB) assumiu a coordenação da Região Norte no grupo de trabalho.
“Eu tenho muito orgulho da minha trajetória. E me sinto ainda mais realizada por, hoje, poder trabalhar em políticas públicas que incentivem e apoiem os empreendedores. São eles que geram emprego, renda, movimentam a economia do nosso país. Temos muitos talentos e precisamos dar oportunidade para quem tem esse espírito empreendedor”, destacou a parlamentar.
Formada por 187 deputados e 18 senadores, a deputada Any Ortiz (Cidadania-RS) preside a frente. A parlamentar disse que o grupo vai buscar políticas públicas para ajudar a mulher a empreender.
“Este tem que ser o nosso papel: incentivar cada vez mais pessoas a resgatar sua dignidade, buscar a sua liberdade financeira, buscar o sustento da sua família através do empreendedorismo. Esse é o papel que a frente parlamentar quer ter”, disse.
O cenário atual do empreendedorismo feminino no Brasil apresenta números expressivos. Conforme o Sebrae, mais de 10 milhões de mulheres possuem seus próprios empreendimentos.
No entanto, há desafios substanciais que elas devem enfrentar, como aponta o Global Entrepreneurship Monitor (GEM). O estudo classificou o Brasil com notas baixas em aspectos como apoio cultural, regulamentações favoráveis, serviços de apoio familiar e ajuda do teletrabalho para as mulheres empreendedoras.
Fonte: Da Redação