Economia

Em Roraima, 157,8 mil pessoas poderão ter gratuidade na tarifa de energia elétrica

Mais de 157,8 mil cidadãos roraimenses, o equivalente a 22% da população do estado, podem se beneficiar pelas novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica, a partir de 5 de julho.

Conforme determina a Medida Provisória nº 1.300/2025, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de maio, as famílias com direito ao benefício, que consumirem até 80 quilowatts-hora (kWh) mensais, terão gratuidade na tarifa de energia elétrica. Aqueles que ultrapassarem esse consumo pagarão apenas a diferença.

Em Roraima, mais de 45 mil unidades consumidoras se enquadram no novo benefício. O que representa 3% do total de famílias com potencial de serem beneficiadas na região Norte.

Requisitos

Para ter direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, deve ser satisfeito um dos seguintes requisitos:

  • Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo; ou
  • Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), nos termos dos arts. 20 e 21 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993; ou
  • Família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.

Como solicitar

A Tarifa Social é concedida automaticamente para as famílias que têm direito. Para receber, basta que a pessoa responsável pelo contrato de fornecimento de energia elétrica (a que tem o nome na fatura) esteja entre os beneficiados pelos programas de governo descritos acima. Dessa forma, não é necessário solicitar à distribuidora.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Fórum orienta empresários sobre impactos da reforma tributária em Roraima

Evento reuniu especialistas e instituições para se prepararem para as mudanças e novas regras tributárias…

1 minuto ago

Inscrições para concurso da Assembleia Legislativa terminam nesta quarta-feira, 6

Com 226 vagas e salários de até R$ 39 mil, certame entra na reta final.…

48 minutos ago

Uniões homoafetivas completam 15 anos de reconhecimento pelo STF

Avanços sociais e desafios marcam a conquista

2 horas ago

Padrasto condenado a 15 anos por estuprar duas enteadas adolescentes é preso em Boa Vista

Crimes aconteceram em 2022. Vítimas tinham 12 e 15 anos à época

3 horas ago

Novo Desenrola começa a valer nesta terça-feira

Programa busca ajudar famílias a pagar dívidas e recuperar crédito

3 horas ago

Sine oferta 141 vagas de emprego em Roraima nesta terça-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

4 horas ago