Quem anda pelas principais ruas de Boa Vista, em Roraima, consegue identificar cafeterias em diversos pontos. O crescimento de estabelecimentos deste segmento se deve a diversos fatores, entre eles a paixão nacional pelo café.
De acordo com a Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC), no país, 95% da população consome café, tanto em casa quanto em cafeterias e lanchonetes.
Além disso, segundo a Organização Internacional do Café (OIC), o Brasil é o segundo maior consumidor a nível mundial da bebida, representando 13% da demanda, com 21 milhões de sacas ao ano, logo atrás dos Estados Unidos, que possui 14% da demanda global.
Dessa forma, com a ideia de ofertar ao cliente uma verdadeira experiência ao consumir a bebida, os empresários apostam em grãos especiais e em formatos diferenciados de ambientes. No mercado brasileiro, o produto tem ganhado cada vez mais diferencial competitivo com o crescimento acelerado do consumo de café premium.
Nesse sentido, o Jardim Café, comandado pelo empresário Marcos Braga. Há quase dois anos no mercado, a proposta do estabelecimento é proporcionar um ambiente mais acolhedor. Assim como, um lugar onde as pessoas possam desacelerar e tomar um café sossegadas.
“Existem muitos estabelecimentos, como as lanchonetes, que vendem café, mas não são uma cafeteria. Para nós, o foco do estabelecimento é o café e ele merece todo um cuidado especial no preparo, uma rotina que proporcione a experiência de tomar um bom café. Hoje somos a cafeteria que mais tem rótulos de café expostos, mas estamos sempre inovando com novas marcas, pois queremos proporcionar essa variedade para os nossos clientes“, disse.
Do mesmo modo, com uma proposta um pouco diferente, o empresário Arthur Buss resolveu investir em uma franquia de cafeterias, a Mais 1 Café. Ele já conta com mais de uma filial em Boa Vista. Entre os pedidos e a entrega do produto, o cliente espera no máximo 15 minutos.
“Por ser uma franquia, temos nossos modelos e padrões. Também temos todo o treinamento da sistemática de como preparar os nossos produtos“, ressaltou.
Quanto ao crescimento do segmento em Roraima, ele atribui a uma tendência nacional.
“As cafeterias têm se espalhado por todo o Brasil. Na franquia da qual faço parte, por exemplo, são mais de 500 unidades espalhadas pelo Brasil. É um negócio que está em franco crescimento e ainda com espaço para quem deseja investir”, pontua o empresário.
De acordo com uma cliente do Sebrae/RR, Renata Albuquerque a parceria foi fundamental para o empreendimento. Para ela o suporte trouxe inúmeras vantagens para o negócio como também para ela mesma como empreendedora.
“O Sebrae tem uma capacidade inigualável para abrir portas, para viabilizar contatos e parcerias. Participei do Empretec e isso causou uma transformação na minha forma de enxergar os cenários à minha volta, sobretudo as pessoas e os potenciais de produtos, nichos e parcerias. A partir daí, foi natural abraçar o projeto de consultoria que proporcionou solidez ao negócio e segurança para minha forma de gerir e lidar com situações reais do mercado e o acesso à cultura local“, finalizou.
Fonte: Sebrae-RR
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido