Economia

Empresas de panificação aquecem mercado financeiro, aponta Sebrae

As empresas de panificação tem aquecido e movimentado o mercado financeiro. É o que aponta o levantamento feito pelo  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Roraima. (Sebrae) com base nos dados do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal do Brasil (RFB). 

 Atualmente, existem no país mais de 292,7 mil empresas no ramo, entre microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas.

Dados

Assim, desse universo, quase 9% (25,8 mil) foram abertas somente este ano. Além disso, segundo o Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (IDEAL), de janeiro a maio de 2023, o setor já faturou mais de R$ 58 bilhões, aproximadamente R$ 7 bilhões a mais que o registrado no mesmo período no ano passado.

Avaliação

A analista de Competitividade do Sebrae Mayra Viana vê com entusiasmo este momento do setor. “Assistimos muitas empresas fechando durante a pandemia e agora vivemos um momento de retomada. O ritmo de crescimento é menor do que o ano passado, pois a queda foi muito grande em 2020 e 2021. É um mercado que ainda tem muito a crescer”, disse. Mayra ressalta ainda que aproximadamente 22% da população brasileira frequenta padarias e confeitarias diariamente, o que representa quase toda a população da Argentina.

Assim, para continuar com as vendas em alta, a analista reforça alguns cuidados que os micros e pequenos empresários devem estar atentos. “Ter um cuidado especial com a produtividade e a gestão dos processos, com a matéria-prima, estoque e os gastos”, ressaltou a analista do Sebrae.

Dados regionais

Conforme dados da Receita Federal do Brasil, no decorrer do primeiro semestre de 2023, aproximadamente 65 novas empresas tiveram sua fundação em Roraima, no setor de panificação. Destas, 60 empreendimentos foram registrados sob a modalidade de Microempreendedor Individual (MEI). É relevante destacar que esta nova inserção empresarial se soma às 499 empresas já existentes no setor, em território roraimense. Destaca-se os MEIs, que possuem um papel de destaque neste cenário, representando cerca de 66% deste segmento, totalizando 330 iniciativas.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

12 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

15 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

16 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

17 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

17 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

19 horas ago