O número de famílias endividadas bateu recorde histórico e chegou a 86,3% em Roraima em 2021. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
De acordo com a pesquisa, o cartão de crédito ainda é a principal dívida da população, com 72,2%. Em segundo lugar estão os carnês de lojas, com 42,2%, seguido do crédito pessoal com 13,6%. Já os financiamentos de casas representam 11%, enquanto o de carro: 7,9%.
Conforme o economista da Federação do Comércio em Roraima (Fecomércio-RR), Fábio Martinez, mesmo com uma redução na comparação com novembro, no acumulado do ano houve um crescimento de 9% no percentual de endividados. “[Isso] totaliza mais de 83 mil famílias que declararam ter algum tipo de dívida”.
Já o total de famílias inadimplentes, ou seja, que não pagaram as dívidas em dezembro subiu 45,4% em 2021. Este é o maior percentual registrado desde 2015.
Segundo Martinez, em média, as contas da população estão em atraso por 54 dias e menos da metade das famílias (42%) terão condições de pagar integralmente as dívidas em aberto.
Além disso, o percentual de famílias que não têm condições de pagar as dívidas permanece estável em 6%. O número representa uma queda de 35% no acumulado do ano.
O levantamento mostra que as dívidas das famílias em Roraima apresentaram uma extensão média de parcelamento de 7 a 8 meses e comprometem 29,5% da renda dos roraimenses.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido