Foto: Divulgação/Agência Brasil
Último dia para entregar as declarações de Imposto de Renda e muitas pessoas já estão na correria, o que aumenta as chances de erro. Isso faz com que seja grande o medo de cair na malha fina. O lado positivo é que, para quem enviou é possível saber se a declaração está com problemas.
Para saber se há inconsistências em sua declaração do Imposto de Renda e se, por isso, caiu na malha-fina do Leão, ou seja, se teve seu IR retido para verificações, basta acessar o extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2024, disponível no portal e-CAC da Receita Federal e no Gov.br. Para acessar, utilize o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
De acordo com a Receita Federal, o acesso ao extrato, por parte dos contribuintes, também permite conferir se as cotas do IRPF estão sendo quitadas corretamente; solicitar, alterar ou cancelar débito automático das cotas, além de identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, entre outros serviços.
Enviar a declaração com dados errados ou faltando informações é um grande problema relacionado ao tema, potencializado pelo descuidado e pressa para envio das informações e isso, somado com as complicações para preenchimentos, ocasionam erros que comprometem a declaração, podendo levar até mesmo à malha fina da Receita Federal e a pagar altas multas.
Um dos cuidados que deve ser tomado é entregar a declaração retificadora no mesmo modelo (completo ou simplificado) utilizado para a declaração original. É fundamental que o contribuinte possua o número do recibo de entrega da declaração anterior, para a realização do processo.
Segundo Domingos, o procedimento para a realização de uma declaração retificadora é o mesmo que para uma declaração comum, a diferença é que no campo Identificação do Contribuinte, deve ser informado que a declaração é retificadora.
Importante lembrar que o contribuinte que já estiver pagando imposto não poderá interromper o recolhimento, mesmo havendo redução do imposto a pagar. Nesse caso, deverá agir da seguinte forma se o valor for menor:
Já se a retificação resultar em aumento do imposto declarado, o contribuinte deverá calcular o novo valor de cada quota, mantendo-se o número de quotas em que o imposto foi parcelado na declaração retificadora. Sobre a diferença correspondente a cada quota vencida incidem acréscimos legais (multa e juros), calculados de acordo com a legislação vigente.
A empresa pode levar o funcionário à malha fina quando:
Fonte: Da Redação
Imunidade duradoura revela caminho promissor para vacinas contra o câncer
Homem avistou a polícia e ficou nervoso, levantando suspeitas
Ex-prefeita de Boa Vista afirmou que além de ser injusto, o aumento na conta vai…
Mesmo com anúncio de investimentos para a Educação pelo Governo de Roraima, alunos no Uiramutã…
Suspeitos fugiram pela mata durante abordagem na BR-174 e não foram localizados
Alunos relatam calor, salas de aula sem estrutura básica e banheiro improvisado