Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Um levantamento inédito do Ministério do Trabalho e Emprego mostra que a maioria dos empregos no Brasil já superou a estafante escala 6×1. A exposição do dado ocorreu nesta terça-feira, 10, durante audiência na Câmara dos Deputados.
De acordo com a pesquisa, das pessoas cadastradas no eSocial 33,2% cumprem a jornada de seis dias de trabalho com apenas um de descanso. Ou seja, contou com celetistas; estatutários; autônomos; avulsos; cooperados; domésticas e estagiários. Os demais 66,8% empregos cumprem 40 horas semanais e tendem à jornada 5×2.
O estudo, feito pelo próprio Ministério, analisou 50,3 milhões de vínculos trabalhistas do eSocial. Destes, 14,8 milhões trabalham seis dias por semana, somando 44 ou mais horas de jornada semanal. Outros 29,7 milhões já fazem 40 horas semanais, distribuídas em cinco dias de trabalho.
Com base nesses dados, o ministro Luiz Marinho argumentou que o Brasil já tem lastro para acabar com a escala 6×1. “Neste exato momento, a economia brasileira está pronta para suportar empregos de 40 horas semanais. É uma escala possível e coerente com o que a sociedade está pedindo”, afirmou Marinho.
Outro resultado do estudo apresentado por Marinho aos deputados indica que o impacto adicional sobre a massa de rendimentos no Brasil será de 4,7%. A interpretação dos dados do eSocial foi feita com ajuda de tecnologia de IA.
Fonte: Agência Gov
Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…
Conforme a Polícia Federal, além da suspeita de destinação dos materiais ao garimpo ilegal, a…
A transmissão acontece por meio de gotículas expelidas ao espirrar ou tossir em locais fechados
Ministro notificou o TRE-RR após STF ser informado de possível descumprimento da decisão
De 2020 a 2022, foram realizadas 11 milhões de consultas remotas
Serão analisados eventos adversos, benefícios e riscos do imunizante