Economia

FIER lança Observatório da Indústria de Roraima

A Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier) lançou nesta sexta-feira (03) a plataforma Observatório da Indústria de Roraima. A ferramenta vai estar disponível para a população no site da Fier para fornecer dados sobre economia roraimense e setor industrial.

Desenvolvido em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso (Fiemt), o observatório trabalha com o Big Data e Power Bi. De acordo com Pedro Máximo, gerente de Economia da Fiemt, Roraima é o oitavo estado a receber a iniciativa.

“O Observatório aponta caminhos, junta informação e ajuda os empresários, o governo, instituições de pesquisas a decidirem qual que é o futuro do estado de Roraima, aonde investir e qual é o caminho do futuro de Roraima”, explicou.

Dessa forma, a plataforma servirá para empresários, prefeituras e demais interessados terem acesso à informações de cadeias produtivas como número de exportações, indústrias e empregados por setor, além de outros dados. Para Izabel Itikawa, presidente da Fier, o observatório é um “passo para o futuro” e deve abrir portas para investidores.

“Observatório da indústria tem como condições proporcionar informações importantes na tomada de decisões pra todos os empresários da indústria do nosso estado. Isso é uma preocupação hoje presente em todas as federações do nosso Brasil”, disse.

Além disso, sindicatos, pesquisadores e órgãos estatais podem contribuir com a formação do Observatório e disponibilizar dados para alimentar o sistema. Conforme o secretário municipal de finanças Márcio Vinícius, a prefeitura de Boa Vista é um dos poderes que deve fornecer informações.

“Essa ferramenta apresentada aqui com certeza vai ajudar a direcionar alguns investimentos na cidade. Vamos poder todos os números do Estado, quem tá entregando, quem tá deixando de entregar, onde é que está toda a movimentação financeira do estado de Roraima. Isso vai fazer o desenvolvimento da nossa cidade”, avaliou.

Apesar do lançamento, a ferramenta ainda não está disponível para o público em geral. Conforme a Fier, o sistema deve passar a funcionar em breve.

Fonte: Da Redação

Samantha Rufino

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

11 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

14 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

15 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

15 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

15 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

17 horas ago