FIER lança Observatório da Indústria de Roraima

Plataforma estará disponível no site da Federação das Indústrias do Estado de Roraima

FIER lança Observatório da Indústria de Roraima
Plataforma foi desenvolvida em parceria com a Fiemt – Foto: Roraima em Tempo

A Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier) lançou nesta sexta-feira (03) a plataforma Observatório da Indústria de Roraima. A ferramenta vai estar disponível para a população no site da Fier para fornecer dados sobre economia roraimense e setor industrial.

Desenvolvido em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso (Fiemt), o observatório trabalha com o Big Data e Power Bi. De acordo com Pedro Máximo, gerente de Economia da Fiemt, Roraima é o oitavo estado a receber a iniciativa.

“O Observatório aponta caminhos, junta informação e ajuda os empresários, o governo, instituições de pesquisas a decidirem qual que é o futuro do estado de Roraima, aonde investir e qual é o caminho do futuro de Roraima”, explicou.

Dessa forma, a plataforma servirá para empresários, prefeituras e demais interessados terem acesso à informações de cadeias produtivas como número de exportações, indústrias e empregados por setor, além de outros dados. Para Izabel Itikawa, presidente da Fier, o observatório é um “passo para o futuro” e deve abrir portas para investidores.

“Observatório da indústria tem como condições proporcionar informações importantes na tomada de decisões pra todos os empresários da indústria do nosso estado. Isso é uma preocupação hoje presente em todas as federações do nosso Brasil”, disse.

Além disso, sindicatos, pesquisadores e órgãos estatais podem contribuir com a formação do Observatório e disponibilizar dados para alimentar o sistema. Conforme o secretário municipal de finanças Márcio Vinícius, a prefeitura de Boa Vista é um dos poderes que deve fornecer informações.

“Essa ferramenta apresentada aqui com certeza vai ajudar a direcionar alguns investimentos na cidade. Vamos poder todos os números do Estado, quem tá entregando, quem tá deixando de entregar, onde é que está toda a movimentação financeira do estado de Roraima. Isso vai fazer o desenvolvimento da nossa cidade”, avaliou.

Apesar do lançamento, a ferramenta ainda não está disponível para o público em geral. Conforme a Fier, o sistema deve passar a funcionar em breve.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x